X

0 Comentários

Festivais

18º Tiradentes (2015) – abertura

Hora de conhecer novos talentos

Por Luiz Joaquim | 23.01.2015 (sexta-feira)

Quando completa sua 18º edição, brinca-se dizendo que um festival de cinema chegou à maioridade. No caso da Mostra de Cinema de Tiradentes – que chega ao seu 18º ano com início hojee seguindo até 31 de janeiro – a maioridade chegou na idade dos 10 anos, em 2007. Foi ali que a coordenadora geral Raquel Hallak convidou os críticos Cléber Eduardo e Eduardo Valente (hoje vinculado a Ancine) para dar uma nova personalidade à mostra que nasceu em 1998 na histórica cidade mineira.

Hoje, oito anos após a renovação, essa personalidade sofreu pequenos acréscimos mas mantém o mesmo espírito que a reinaugurou em 2007; e que vem a ser a mais completa e reflexiva exposição do cinema brasileiro contemporâneo.

Nesse sentido, dentro do programa “Aurora”, Tiradentes em 2015 apresenta sete novíssimos longas em competição de jovens realizadores cujo talento já é realidade, mas que precisa ainda ser mais reconhecido.

São eles, “A Casa de Cecília” (RJ), de Clarissa Appelt; “Mais do que eu Possa me Reconhecer” (RJ), de Allan Ribeiro, “Medo do Escuro” (CE), de Ivo Lopes Araújo; “O Signo das Tetas” (MA), de Frederico Machado; “Ressurgentes: Um Filme de Ação Direta” (DF), de Dácia Ibiapina; “Teobaldo Morto, Romeu Exilado” (ES), de Rodrigo de Oliveira, e “O Animal Sonhado” (CE), de Breno Baptista, Luciana Vieira, Rodrigo Fernandes, Samuel Brasileiro, Ticiana Augusto Lima, Victor Costa Lopes.

Além da “Aurora”, a mostra oferece seminários, debates e outras sete seções conceituais – Homenagem, Autorias, Transições, Sui Generis, Praça, Bendita, Mostrinha. Juntas, somam 128 filmes (dos quais 37 são longas-metragens). No programa “Homenagem” a figura celebrada será a atriz Dira Paes, que em 2015 completa 30 anos de carreira.

A mostra abre hoje no Cine Tenda, às 21h, com a sessão do inédito “Órfãos do Eldorado”, de Guilherme Coelho, adaptação do livro homônimo de Milton Hatoum. Estrelado por Paes e Daniel de Oliveira, o enredo apresenta um herdeiro de antigos barões de borracha do norte do país, mas que é expulso do lugar após uma relação incestuosa com a irmã. Acompanhe a cobertura da 18º Mostra de Tiradentes pelo CinemaEscrito na próxima semana

Mais Recentes

Publicidade

Publicidade