44º Roterdã (brasileiros)
Três filmes pernambucanos são selecionados para Roterdã
Por Luiz Joaquim | 09.01.2015 (sexta-feira)
No dia 21 de janeiro começa o 44º Festival Internacional de Cinema de Roterdã. O evento, um dos cinco mais influentes do mundo na sua categoria, abre o calendário internacional para novas vitrines cinematográficas no mundo. E, como vem acontecendo desde 2007 – quando “Baixio das Bestas, de Cláudio Assis, ganhou o troféu Tigre de melhor filme -, a produção que é feita em Pernambuco ganha um bom espaço por lá.
Para esta edição 2015 teremos ao menos três títulos locais em exibição no festival holandês. Os longas-metragens “Prometo Um Dia Deixar essa Cidade”, de Daniel Aragão, e “Ventos de Agosto”, de Gabriel Mascaro, estão entre as obras selecionadas.
Enquanto o filme de Aragão disputa o prêmio Big Screen (Tela Grande), dentro da mostra Bright Future (Futuro Brilhante), a produção de Mascaro exibirá na mostra Spectrum, com outros filmes que já receberam algum destaque em outros festivais pelo mundo – no caso, “Ventos de Agosto” chamou a atenção em Locarno (Suíça), em agosto do ano passado.
O terceiro título é o curta-metragem “A Copa do Mundo no Recife”, realizado por Kleber Mendonça Filho sobre o efeito do mundial de 2014 na capital pernambucana. O filme foi feito a partir de uma demanda do cineasta gaúcho Jorge Furtado. O curta de Mendonça é parte integrante de um projeto maior chamado “A Copa Passou Aqui” pelo qual Furtado convocou 11 realizadores a fazerem suas leituras sobre o evento esportivo. Roterdã exibe apenas o filme do pernambucano.
Entre outros filmes brasileiros com agenda no festival holandês estão “O Touro”, da paranaense Larissa Figueiredo, “O Fim de Uma Era”, do carioca Bruno Safadi e Ricardo Pretti; e “Ela Volta na Quinta”, do mineiro André Novais.
0 Comentários