Vinheta
Câmera clara
Por Luiz Joaquim | 09.01.2015 (sexta-feira)
Com a proximidade da abertura da nova sala de exibição da Fundação Joaquim Nabuco – que se chamará Cinema do Museu do Homem do Nordeste, ou apenas Cinema do Museu (em Casa Forte), sua coordenação lança uma proposta de parceria com seus próprios espectadores. A Fundaj procura vinhetas de no máximo um minuto (incluindo créditos) que possam abrir as sessões das duas salas. Os filminhos podem ser realizados com celulares, fotografias digitais, câmeras HD ou resolução padrão, tablets, computadores, no formato de tela que o realizador desejar (quadrado, padrão HD, CinemaScope). O tema proposto é “cinema”, mas vinhetas sobre o uso de celulares nos auditórios serão bem-vindas. Os selecionados terão acesso gratuito durante um ano às duas salas da Fundaj, e os filmes selecionados receberão uma versão final no formato DCP (Digital Cinema Package) para projeção profissional digital. O limite para disponibilizar sua vinheta é 13/03, e o candidato pode disponibilizar o filme em links secretos ou por arquivo enviado para os emails cinema@fundaj.gov.br ou cinemadafundacaojn@gmail.com.
Cinza
O Cine Rosa e Silva vai criar um evento curioso para a pre-estreia da esperado adaptação do best-seller “Cinquenta Tons de Cinza”. Na meia-noite de quarta-feira (11), acontecem duas sessões do filme, sendo uma delas, na sala 1, exclusiva para o público feminino. O empresário Paulo Menelau se diz ansioso: “Como será numa sala de cinema, uma sessão de -Cinqüenta Tons de Cinza- só com o público feminino?”. Os ingressos já estão a venda ao valor de R$ 18 e R$ 9 (meia) nas bilheterias do cinema que fica situado na avenida Rosa e Silva, 1460, Aflitos.
frANCINE
Quinta-feira (5) em seu blog, Orlando Senna, adiantou o anúncio do MinC sobre as escolhas do ministro Juca Ferreira sobre os nomes que ocuparão a Secretaria do Audiovisual (SAv) e a do Centro Técnico Audiovisual (CTAv). Depois de algumas especulações no meio artístico – adiantadas pela Folha de Pernambuco na edição de 31 de janeiro -, confirmou-se o nome do baiano Pola Ribeiro para a SAv e o de Carla Francine para o CTAv.
Clássicos
A Cinemateca Brasileira, em São Paulo, começou semana passada sua nova edição do “Verão de Clássicos”. Entre os destaques estão “Mamma Roma” (1962), de Pasolini; “A Noite” (1961), de Antonioni; Morangos Silvestres” (1957), de Ingmar Bergman, e “Suspeita” (1941), de Alfred Hitchcock. Exibem ainda raridades do cinema italiano como “Django mata em silêncio” ou “E o chamavam matador”, de Massimo Pupillo, e “Dois fugitivos de Sing-Sing”, de Lucio Fulci.
Insubordinados
Na quinta-feira (19), logo após o carnaval, estreia “Insubordinados”, filme dirigido por Edu Felistoque e roteirizado (e protagonizado) por Silvia Lourenço (na foto, de “O Homem das Multidões”). Ela interpreta Janete, uma escritora amadora que escreve enquanto divide os dias monótonos ao lado do pai internado. Felistoque já disse que “os enquadramentos são inspirados em Edward Hopper”.
0 Comentários