Mapas para as Estrelas
O inumano mundo das estrelas
Por Luiz Joaquim | 19.03.2015 (quinta-feira)
O canadense David Cronenberg (“Scanners”, “Videodrome”, “A Mosca”, “Crash”) vem há quase 40 anos mantendo uma integridade e dignidade própria dos autores cinematográficos em Hollywood – coisa rara hoje – através dos projetos que apresenta ao mundo. São projetos sempre em consonância com o seu modo muito particular e cru de como enxerga este mesmo mundo, sacolejando sempre seu espectador para alguns aspectos sombrios da alma humana.
Hoje chega aos cinemas do Sul e Sudeste do País seu novo petardo: “Mapas para As Estrelas” (Maps to The Stars, Can., Fra., Ale., EUA, 2014), filme que deu em 2014 a Julianne Moore – antes do Oscar por “Para Sempre Alice” (também em cartaz) – o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes.
Moore é Havana, uma estrela decadente hollywoodiana, entrando na meia idade e desesperada para conseguir o principal papel na nova versão que será feita a partir de um filme que sua mãe protagonizou décadas atrás.
Havana é cliente do fisioterapeuta charlatão Stafford (John Cusack) cujo hostil filho adolescente Benjie (Evan Bird), também uma estrela do cinema, acaba de sair de uma clínica de reabilitação. Stafford e a esposa (Olivia Williams) também guardam um segredo sobre a irmã mais velha de Benjie, Agatha (Mia Wasikowska) banida da filha, mas que reaparece em Beverly Hills para trabalhar como assistente de Havana.
Numa trama que pode soar confusa por aqui, no filme é amarrada por Cronenberg numa consonância e fluência narrativa sedutora. Além da fluidez do cineasta em harmonizar seu elenco, que parece sambar de facilidade sobre o texto duro, mas cirúrgico, do roteiro assinado por Bruno Wagner, “Mapas…” ainda dá espaço para Cronenberg sublinhar, com sutilezas, seu olhar ácido sobre o fútil universo das celebridades.
No meio disso tudo, há ainda a figura flutuante de Jerome (Robert Pattinson, que protagonizou o último Cronenberg, “Cosmópolis”). Ele é um motorista de serviços de limusines que acaba se envolvendo com Havana e Agatha. Seu sonho: ser ator. Mas Jerome parece ser o único humano nessa fauna apresentada por “Mapas…”. Ainda.
CARRIE FISHER – “Mapas para As Estrelas” tem a participação de Carrie Fisher, a Princesa Leia de “Guerra nas Estrelas”, interpretando ela mesma. Está também em cartaz “Kingsman”, filme que apresenta outro ator da famosa série de ficção cientifica, Mark Hamill, o Luke Skywalker.
0 Comentários