X

0 Comentários

Festivais

19º Cine-PE (2015) – seminários

Duas mesas focam os rumos da política cultural

Por Luiz Joaquim | 29.04.2015 (quarta-feira)

É só no sábado que o 19º Cine-PE: Festival do Audiovisual irá ocupar o cine São Luiz na rua da Aurora com sua programação de filmes. Mas já hoje, a partir das 9h da manhã no Hotel 7 Colinas, em Olinda (com entrada franca), o evento dá partida a um ciclo de seminários jogando o foco sobre a política cultural e os direitos autorais no campo do audiovisual.

O produtor do Cine-PE, Alfredo Bertini, explica que o clima político da nova gestão governamental é propícia para estimular uma discussão sobre os temas, ambos objetos de proposições de mudanças com pauta para no Congresso Nacional. “A questão da Política Cultural, vista pela ótica de pensamento da atual gestão do Ministério da Cultura e pelo dispositivo denominado de Procultura , poderá suscitar um debate acalorado”, aposta.

Alguns dos personagens vitais que irão participar desse debate no 7 Colinas são o ministro da Cultura, Juca Ferreira; o secretário do Audiovisual, Pola Ribeiro; e o presidente da Ancine, Manuel Rangel, além das presenças de representações sindicais e de entidades de produtores.

Ferreira, Ribeiro e Rangel estarão no seminário de abertura de hoje, junto ao secretário de cultura de Pernambuco, Marcelino Granja, e a presidente da Fundação Gilberto Freyre, Sonia Freyre. Após um painel sobre a conjuntura econômica nacional, Bertini mediará o debate sobre os desafios da política cultural, inlcuindo Vilma Lustosa, da produtora Total Filmes, e Cristima Morales, da Agência de Cultura. No período da tarde, a partir das 15h, o assunto segue incluindo os nomes de Paula Barreto, da LC Barreto; do jornalista Adalberto Piotto; e do produtor João Vieira Jr., da Rec Produtores.

Amanhã, o espaço será ocupado a partir das 10h desdobrando aspectos sobre direitos autorais. Para o festival, na presente “sociedade do conhecimento e da criatividade”, os direitos autorais é uma matéria que ganha cada vez mais importância. São considerados essenciais para facilitar o acesso, transferir tecnologias atuais e fomentar a inovação de tempos vindouros.

“Portanto, a discussão sobre direito autoral deve ser entendida sobretudo enquanto ativo econômico que ajuda e estimula a inovação nacional e, consequentemente, contribui para a competitividade nacional e para a internacionalização da cultura e da criatividade brasileira”, contextualiza o produtor do Cine-PE.

Para os debates da manhã foram convidados a advogadas Simone Lahorgue; a presidente da Sicav, Silvia Rabello; o presidente da Siaesp, André Sturm; o presidente da Abpitv, Marco Altberg; e o diretor-geral da MPA-América Latina, Ricardo Castanheira. À tarde, 15h, estarão à mesa o advogado Rodrigo Salinas; o pesidente da Associação Brasileira Produtores Discográficos, Paulo Rosa; o representante da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual, Cláudio Lins de Vasconcellos; o presidente da Associação Brasileira do Direito Autoral, José Carlos da Costa Netto; e Edson Vismona, presidente do Fórum Nacional de Combate à Pirataria.

*Com informações da assessoria.

SERVIÇO
19º CINE-PE – Festival do Audiovisual
Seminário “Desafios da Política Cultural”
Hoje, a partir das 9h
Seminário “Direitos Autorais”
Amanhã, a partir das 10h.
Local: Hotel 7 Colinas
Ladeira do São Francisco, 307, Carmo, Olinda

Mais Recentes

Publicidade

Publicidade