
2º NET Cine Fun (Recife) – 2015
Cineminha do bem
Por Luiz Joaquim | 24.04.2015 (sexta-feira)

É uma das mais despretensiosa e eficaz – e por isso mesmo extremamente simpática – ação social feita com o auxílio de filmes que surgiu pelas bandas do Recife nos últimos anos. Falamos da “NET Cine Fun”, evento que inicia sua 2ª edição próximo domingo (26) nos jardins do Barchef (Av. 17 de agosto, 1893).
A ideia, simples, foi criada pela Agência Fun que, numa parceria com a empresa NET (além do Barchef), propõe reunir confortavelmente pessoas em almofadas, cadeiras de praia e esteiras na área externa do bar para ver filmes num telão e com isso arrecadar recursos financeiros e alimentos não perecíveis que serão redirecionados para comunidades carentes no sertão pernambucano, como o município de Manari, a 354 quilômetros do Recife, conhecido por deter um dos piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do País.
Diferente de 2014, esta 2ª edição não exibirá curtas-metragens, apenas longas, e movimentará o jardim do Barchef com apenas três encontros. Domingo (26), com os portões abrindo às 17h e sessão iniciando às 18h para projetar o drama pernambucano “A História da Eternidade” (2014), de Camilo Cavalcante; domingo 10 de maio, com a comédia carioca “Minha Mãe É uma Peça” (2013), de André Pellenz; e, por fim, domingo 17 de maio, com a programação ainda em aberto.
“O acesso ao espaço, com refrigerante e pipoca garantidos, é de R$ 7 por pessoa. Mas reforçamos que as pessoas levem também alimentos não perecíveis. Estas doações e 100% da renda apurada serão direcionadas para a Organização Não Governamental “Ação Solidária no Sertão”, destaca Pedro Frej, da NET. “Ano passado, arrecadamos R$ 3.030,00 e levamos mais de 150 cestas básicas para as famílias de Manari, o que é muito bom, mas entrar em contato e ouvir aquelas pessoas nos dá uma alegria ainda mais especial”, comenta.
SOLIDARIEDADE
A Ação Solidária no Sertão nasceu em novembro de 2012 de uma ideia da cabeça da senhora Lau Gomes e seu marido que, para o natal daquele ano, haviam decidido abdicar dos benefícios do 13º salário da família para com o dinheiro extra juntar donativos – alimentos, água, roupa – e levar para as cidades que sofrem com a seca no interior do Estado.
“Não temos nenhum patrocínio e nunca imaginamos chegar até onde chegamos. Entregamos agora em março a terceira casa em Manari com a ajuda de parentes e amigos que se uniram à nossa Ação. O novo desafio, para realizar em 2015, é construir uma escola naquela cidade. Hoje jovens e adultos estudam num mesmo ambiente, na verdade, um quarto de uma casa que a prefeitura de lá aluga para usar como escola”, revelou Lau Gomes.
ACOMODAÇÃO – Conforme a organização do NET Cine Fun, o jardim do Barchef recebe confortavelmente cerca de 200 pessoas. A produção providenciará cadeiras, almofadas e esteiras mas a coordenção do evento pede ao frequentadores que também levem sua própria cadeira de praia.
0 Comentários