Morre Simião Martiniano
Adeus ao nosso querido Camelô de Cinema
Por Luiz Joaquim | 27.04.2015 (segunda-feira)
Faleceu na manhã de hoje, por volta das 6h30, o cineasta Simião Martiniano ao 82 anos, vítima de um câncer no esôfago. Internado na Santa Casa de Misericórdia do Recife, o realizador estava sob observação desde o início de abril, quando voltou de viagem ao Rio do Janeiro onde preparava um novo filme. Ontem pela manhã, Simião apresentou problemas nas via respiratórias e começou a receber novo tratamento com oxigênio. “O cansaço foi aumentando e hoje pela manhã recebi uma ligação de meu tio informando do óbito”, confirmou Lidiane Ataíde, neta de Simião.
Simião ganhou reconhecimento nacional em 1998 com o curta-metragem “Simião Martiniano, O Camelô de Cinema”, dirigido por Hilton Lacerda e Clara Angélica. O filme mostrava a trajetória do cineasta alagoano que veio a pernambuco bem jovem e, apaixonado por cinema, dividia-se entre vender discos de vinil como camelô no centro do Recife e produzir filmes de ação e humor com recursos próprios.
O último trabalho concluído de Simião – como ator – foi em “A Volta do Filho da Terra”, dirigido por seu colega José Manoel, em 2014. Manoel soube que Simião tinha a ideia de voltar à terra onde nasceu – Ximênes, região a 20 quilômetros do município de União dos Palmares (AL) – e decidiu acompanha-lo na difícil viagem que o cineasta faria pela primeira vez, 65 anos após ter deixado o lugar. A ideia era dramatizar o reencontro de Simião com seus familiares, tendo o próprio artista no filme como protagonista de sua história.
Entre os filmes dirigidos por Simião Martiniano estão “Traição no Sertão” (originalmente filmado em super-8, em 1979); “O Herói Trancado” (1988); “A Rede Maldita” (1991); “O Vagabundo Faixa Preta” (1992); “A Mulher e o Mandacaru” (1994); “A Moça e o Rapaz Valente” (1999); “A Valize Foi Trocada” (2006, nome original com “z”); “O Show Variado” (2010).
0 Comentários