19º Cine-PE (2015) – dia 4
Exibição de -Aqui deste Lugar- gera expectativas
Por Luiz Joaquim | 05.05.2015 (terça-feira)
Aquele espectador que costuma prestar atenção apenas aos longas-metragens do Cine-PE – Festival do Audiovisal é bom prestar atenção hoje, especialmente, aos curtas-metragens desta noite de sua 19ª edição. Para começo de conversa, a programação será aberta por um curtametragista de luxo, por assim dizer, chamado Lírio Ferreira. A partir das 19h, o co-diretor de “O Baile Perfumado” apresenta no São Luiz seu “O Poeta Americano” dentro da competição pernambucana.
Em dez minutos de duração, o documentário feito sob encomenda para o SescTV, investiga o João Cabral de Melo Neto (1920-1999) jogador de futebol, e não o poeta. Co-roteirizado com Marcelo Luna, fotografado por Pedro Sotero, “O Poeta…” resgata a paixão e o talento do bardo como volante do juvenil no América nos anos 1930, quando jogou até os 16 anos de idade.
Outra curiosidade – e presente para os torcedores do Santa Cruz Futebol Clube dois dias após a conquista do Campeonato Estadual – é que o filme resgata aquela que é a única foto do João Cabral futebolista, e nesta ele veste a camisa tricolor. Lírio explica que a foto só existe porque a mãe do poeta era torcedora do Santa Cruz, time para o qual ele jogou em um ano, e com ele foi campeão. O curta ainda traz o raro áudio da gravação dada pelo poeta, última entrevista de sua vida, ao jornalista Fábio Victor em 1999.
Na sequência, na competição nacional de curtas, o catarinense “O Segredo da Família”, de Cíntia Domit Bittar, nos leva a 1970 quanda uma menina de 8 anos de idade é proibida de entrar no porão da casa onde costuma brinca. Desobediente, ela vai ao lugar proibido e descobre que há alguém naquele “porão”, palavra sempre associada à ditadura brasileria. Já animação carioca “Até a China” é assinada por uma craque da categoria: Marão. No filme, o animador dá uma perspectiva curiosa sobre o País oriental.
LONGA
Dois dos nomes mais respeitados do contemporâneo cinema brasileiro – o paulista Fernando Coimbra (“O Lobo Atrás da Porta”) e o baiano Sérgio Machado (“Cidade Baixa”) – uniram força para fazer o título que hoje chega o 19ª Cine-PE como o terceiro longa-metragem em competição no festival.
Em “Aqui deste Lugar”, a cineastas focam os milhões de famílias brasileiras que cruzaram a linha da pobreza extrema nestes últimos dez anos. Por meio de três famílias espalhadas pelo nosso País, o documentário compõem um retrato da transformação brasileiro neste campo e da forma como essa tal mudança afeta cada indivíduo. O filme mostra ainda como as diferentes gerações assimilaram essa mudança e como está a nova família brasileira que nasceu sem eletricidade, mas hoje passa dias em uma lan house
0 Comentários