X

0 Comentários

Festivais

10o CineOP (2015) – homenagens

Câmera clara

Por Luiz Joaquim | 20.06.2015 (sábado)

Foi das mãos dos amigos Antônio Pitanga e Antônio Carlos da Fontoura que Milton Gonçalves – o homenageado do 10o CineOP: Mostra de Cinema de Ouro Preto -recebeu o troféu Barroco quinta-feira passada. Com o punho cerrado e braço levantado, o ator gritou “Lutar! Vamos lutar! durante abertura do evento. Dedicando sua celebração à companheira falecida, Milton ainda destacou a força do negro na luta diária contra o preconceito, a intolerância e violência, lembrando que durante toda a sua vida precisou aprender a se defender. A ator destacou que o negro passa por situações de muita dor, e que ele só entrou na arte por acaso, mas hoje há milhares de jovens tentando não sofrer nem serem humilhados o tempo todo. O tema deste CineOP é “O Negro em Movimento” e exibiu o clássico ‘Rainha Diaba”, com Gonçalves.

Fernanda Coelho
A abertura do 10o CineOP contou ainda com homenagem à restauradora Fernanda Coelho (foto), uma das principais forças no trabalho de preservação audiovisual no Brasil. Ela destacou que a homenagem era um reconhecimento a toda uma geração que sempre acreditou na importância de se preservar a memória.

Inffinito
Depois do sucesso da estreia em terras uruguaias, o Circuito Inffinito de Festivais chega à vizinha Argentina, onde promove até quarta-feira (24), pelo sexto ano consecutivo, o Cine Fest Brasil-Buenos Aires. Com o patrocínio do BNDES, a mostra competitiva ocupa o Village Cines Recoleta, levando para os argentinos filmes brasileiros de 2014 e 2015. Ao todo, serão exibidos 24 títulos (nove curtas e 15 longas). Entre os longas-metragens selecionados está o pernambucano “A História da Eternidade”, de Camilo Cavalcante.

“Portunhol”
Começou semana passada, em Chuí (RS), as filmagens de “A Superfície da Sombra”, novo longa-metragem de Paulo Nascimento. Cheia de mistério, a trama fala de Tony (Leonardo Machado), um homem solitário que viaja ao extremo sul do país para comparecer a um funeral. Baseado no livro homônimo de Tailor Diniz, “A Superfície da Sombra” é o primeiro filme falado assumidamente em “portunhol”, misturando idiomas, dialetos, hábitos e culturas de Brasil e Uruguai.

Brasília 2015
O mais importante festival de cinema brasileiro do Pais, em Brasília, terá sua 48a edição entre 15 e 22 de setembro. Até 5 de julho, realizadores podem inscrever seus curtas e longas-metragens. O melhor longa ganhará um prêmio de R$ 100 mil, o melhor curta, R$ 30 mil. O edital e a ficha de inscrição estão disponíveis em www.festbrasilia.com.br

Mais Recentes

Publicidade

Publicidade