X

0 Comentários

Festivais

Uma noite medonha

Sala de filmes adultos (Recife), Majestick, recebe programação a partir das 21h40

Por Luiz Joaquim | 04.06.2015 (quinta-feira)

O termo inglês “grindhouse” era usado para definir pequenas salas de cinema nos EUA nos anos 1970 que costumavam passar filmes de baixo orçamento e despreocupados com refinamentos na produção, atuação e roteiro; mas bastante interessados pelo sexo, nudismo, violência, sustos e horror. Sessão dupla ou tripla, a preço popular, também era uma prática comum nestes espaços. O Recife, sendo a cidade cinéfila que é, curiosamento nunca teve sua “grindhouse” nestes termos.

Não até hoje, pois o grupo Toca o Terror promove a partir das 21h40 no Cine Majestick (Rua Princesa Isabel, 142, Boa Vista) a Mostra Especial de Cinema de Horror em Pernambuco (o “Medonho”). Serão dez horas ininterruptas de projeção – encerrando às 7h40 de amanhã – alternando a exibição de obras recentes e clássicos absolutos do gênero, totalizando cinco longas-metragens e cinco curtas.

“A ideia surgiu no final do ano passado, mas só começamos a trabalhar nela há uns três meses”, conta Osvaldo Neto, integrante do Toca o Terror junto a Queops Negronski, Geraldo de Fraga, Jota Bosco, Jarmeson de Lima e Júlio César Carvalho.

A escolha do Majestick não poderia ser mais adequada ao projeto. O cinema de 100 poltronas, na Boa Vista, funciona diariamente exibindo filmes pornô, e o cenário vai emprestar o verdadeiro espírito “marginal” para o “Medonho”. “Estaremos lá a partir das 21h, mas o interessado pode chegar a qualquer hora da madrugada para comprar o ingresso, que será uma pulseira, possibilitando sair e entrar da sala a qualquer momento”, explica.

ATRAÇÕES
Entre as novas produções programadas, Osvaldo chama a atenção para o longa que abre, às 22h – “13 Estórias Estranhas” -, com 13 episódios feitos no Brasil por distintos diretores. “A coletânea dá uma dimensão de como o Brasil está interessado em produções assim, da mesma forma que o curtas que selecionamos a partir de uma convocatória que fizemos. Eles serão exibidos entre os longas”, diz o produtor.

O norte-americano “Hi-8” (às 02h40) também apresenta a mesma lógica do “13 História…”. São oito episódios distintos feitos com a estética do formato eletrônico Hi-8, popular nos anos 1980 e 1990.

Ao horário de 0h20 do domingo o grupo reservou para a exibição do clássico “O Despertar dos Mortos” (1978), de George Romero, e a noite segue com uma homenagem a Christopher Lee (falecido mês passado) com “Horror Express” (1972), de Eugenio Martín. Outro ícone encerra a noite – Roger Corman – com “A Ilha do Pavor” (1957) iniciando às 06h30.

O Toca o Terror promove o “Medonho” com recursos próprios. “Tivemos apenas algunas apoios, como o da Versátio Home Video, detentora dos direitos de exibição no Brasil do filme de Romero. Eles não cobraram pela sessão; e também da amiga do grupo, Dona Jacira, que fez algumas bonecas de horror, com a figura de ícones como Jason e Edgar Allan Poe, entre outros”, destaca Osvaldo.

LIVROS – Durante as dez horas de exibição no Cine Majestick, o grupo Toca o Terror também vai disponibilizar a venda de publicações do gênero fantástico das editoras Mino e Estronho.

Serviço:
Mostra Especial de Cinema de Horror em Pernambuco
Hoje, a partir das 21h30
Cine Majestick – Rua Princesa Isabel – Boa Vista, 142, Recife
Ingresso: R$ 10,00
http://www.tocaoterror.com

Mais Recentes

Publicidade

Publicidade