X

0 Comentários

Festivais

43o Gramado (2015) – seleção

Festival divulga longas competitivos

Por Luiz Joaquim | 01.07.2015 (quarta-feira)

Na manhã de ontem, a Gramadotur, que coordena o Festival de Cinema de Gramado, anunciou a seleção de longas-metragens nacionais e estrangeiros, além dos títulos da competição gaúcha, que irão compor a seleção desta 43ª edição do evento, programada para acontecer entre 07 e 15 de agosto de 2015.

Entre os brasileiros, configurou-se o que se desconfiava, a inclusão de “Que Horas Ela Volta?”, de Anna Muylaerte, que saiu de última hora da seleção do 25º Cine Ceará. Sua protagonista, Regina Casé, foi premiada em Sundance (EUA) em janeiro, ao lado de Camila Márdila. O título elogiado no exterior também levou o prêmio do público em Berlim.

Poucos longas inéditos nacionais de peso, na verdade, chamam a atenção na lista das oito obras competitivas. O gaúcho “Ponto Zero” é um deles. É o primeiro longa-metragem de José Pedro Goulart, que vem da mesma turma seminal que criou a Casa de Cinema – produtora responsável por gente como Jorge Furtado.

Do Rio de Janeiro aparecem “Introdução à Música do Sangue”, de Luiz Carlos Lacerda; e “Um Homem Só”, de Cláuda Jouvin. O quinto filme inédito é “O Outro Lado do Paraíso”, de André Ristum (DF); e daí segue uma lista completa com títulos que já tiveram circulação no País: “O Fim e Os Meios” (RJ), de Murilo Salles, e “O Último Cine Drive-in” (DF), de Iberê Carvalho (ambos exibido no Festival do Rio 2014); e “Ausência” (SP), de Chico Teixeira (exibido na Mostra de SP 2014).

Entre os latinos a competição será entre “Ella”, de Libia Stella Gómez (Colômbia); “En La Estancia”, de Carlos Armella (México); “La Salada”, de Juan Martin Hsu (Argentina); “Ochentaisiete”, de Anahi Hoeneisen e Daniel Andrade (Equador); “Presos”, de Esteban Ramírez Jímenez (Costa Rica); “Venecia”, de Kiki Alvarez (Cuba); e “Zanahoria”, de Enrique Buchichio (Uruguai).

Mais Recentes

Publicidade

Publicidade