X

0 Comentários

Festivais

43ª Gramado (abertura) – 2015

Esta edição exibe inéditos e não-inéditos

Por Luiz Joaquim | 07.08.2015 (sexta-feira)

Após dois apontamentos que foram cancelados, no Cine Ceará (junho) e no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (agosto), o mais esperado filme brasileiro deste 2015 – “Que Horas Ela Volta?”, de Anna Muylaerte – será visto hoje no País pela primeira vez quando abrirá o 43º Festival de Cinema de Gramado. Mas mesmo no tradicional evento que toma a Serra Gaúcha até 15 de agosto com 14 longas-metragens e 15 curtas, o premiado filme de Muylaert sofreu uma penalidade.

Antes incluído na competição nacional, o filme foi desclassificado segunda-feira (e exibirá apenas como hors-concours), porque promoverá uma sessão de pré-estreia em São Paulo dia 11 de agosto, antes do final do festival, o que, pelo artigo do evento, o desclassifica. “Que Horas Ela Volta?” competiria com “Ausência”, de Chico Teixeira; “Introdução à Música do Sangue”, de Luiz Carlos Lacerda; “O Fim e os Meios”, de Murilo Salles; “O Outro Lado do Paraíso” de André Ristum; “O Último Cine Drive-In”, de Iberê Carvalho; “Ponto Zero”, de José Pedro Goulart; e “Um Homem Só”, de Claudia Jouvin.

Entre os latinos a competição será entre “Ella”, de Libia Stella Gómez (Colômbia); “En La Estancia”, de Carlos Armella (México); “La Salada”, de Juan Martin Hsu (Argentina); “Ochentaisiete”, de Anahi Hoeneisen e Daniel Andrade (Equador); “Presos”, de Esteban Ramírez Jímenez (Costa Rica); “Venecia”, de Kiki Alvarez (Cuba); e “Zanahoria”, de Enrique Buchichio (Uruguai). Já nos curtas-metragens, aparece o filme “Virgindade”, do pernambucano Chico Lacerda.

Mais Recentes

Publicidade

Publicidade