X

0 Comentários

Críticas

Que Horas? no Oscar?

MinC anuncia indicação oficial

Por Luiz Joaquim | 10.09.2015 (quinta-feira)

“Que Horas Ela Volta?” é o filme sugerido pelo Ministério da Cultura (MinC) para representar o Brasil na disputa pelo Oscar de filme estrangeiro na edição 2016. O anúncio oficial foi feito no final da manhã desta quinta-feira (10) e contemplou a expectativa generalizada sobre a obra dirigida pela cineasta paulista Anna Muylaert.

Celebrado internacionalmente, o filme “Que Horas Ela Volta? – que acompanha o despertar social da empregada doméstica pernambucana Val (Regina Casé) – já arrecadou troféus em diversos festivais no exterior, com destaque para o prêmio do público na mostra Panorama do Festival de Berlim e o prêmio especial do júri para as atuações de Casé e Camila Márdila no Sundance (EUA).

“Recebo muito bem essa notícia”, falou a diretora por telefone. “E é especial que ela chegue nesse momento para que haja uma repercussão local. Que a notícia ajude o filme a quebrar barreiras no Brasil. Ele tá indo bem no circuito de arte, mas a natureza dele é para a periferia do País, e para o público dentro desse circuito”, avaliou.

Sobre os próximos passos a tomar para trabalhar a divulgação do filme nos EUA, Anna conta que deverá fazer uma reunião na Agência Nacinal de Cinema (Ancine). “Como nos anos anteriores, quando aconteceu com o -O Som ao Redor- [de Kleber Mendonça Filho], meu filme tem uma boa chance. Vamos trabalhar o máximo para o êxito”, prometeu

O filme de Muylaert concorreu na votação do MinC com outras oito obras: “Entrando numa Roubada”, de André Moraes; “A História da Eternidade”, de Camilo Cavalcante; “Campo de Jogo”, de Eryc Rocha; “Casa Grande”, Fellipe Barbosa; “Estrada 47”, de Vicente Ferraz; “Estranhos”, de Paulo Alcântara; “Alguém Qualquer”, de Tristan Aronovich.

PERU – Nesta quinta-feira (10) pela manhã o Ministério da Cultura do Peru também anunciou seu indicado para brigar pelo Oscar de Estrangeiro em 2015. É o filme de “NN”, de Héctor Galvéz, sobre um especialista forense que lidera um grupo para identificar os ossos encontrados numa vala coletiva de vítimas da ditadura. Entre eles, o de uma menina o deixa transtornado. Filme foi exibido no 25ª Cine-Ceará, em junho. Taiwan também anunciou na manhã desta quinta seu indicado, é “The Assassin” (Assassino), de Hou Hsiao-Hsien.

Mais Recentes

Publicidade

Publicidade