X

0 Comentários

Festivais

8º Janela (2015) – 5 clássicos

5 filmes imperdíveis

Por Luiz Joaquim | 08.11.2015 (domingo)

Alguém duvida do apreço e da força para o sucesso do Janela Internacional de Cinema do Recife a partir dos clássicos. Apenas no dia de hoje, esta 8ª edição possibilita um passeio por 50 anos da história do cinema, exibindo cinco obras que marcaram suas respectivas décadas. A começar pelo espetáculo sonoro e visual criado pela equipe de Walt Disney em 1940, com “Fantasia”, vencedor de dois Oscars técnicos.

No icônico desenho, o camundongo Mickey é a grande referência ao administrar a beleza criada pela equipe de Disney ilustrando uma combinação de arrepiar a composição de Paul Dukas para o episódio “O Aprendiz de Feiticeiro”; há ainda Bach; Tchaikovsky; Stravinsky; Beethoven; Almicare Ponchielli; Modest Mussorgsky; e a “Ave Maria”, de Schubert. A sessão às 11h no São Luiz e é um presente para os pais que querem dar aos filhos uma experiência única na vida.

Logo depois, às 14h30 no mesmo local, os avós (e jovens também) podem se deleitar com um musical que levou dez dos 11 Oscars que concorreu em 1961. “Amor, Sublime Amor” (West Side Story), de Jerome Robbins e Robert Wise, é a típica história do romance frustrado. Trocou o drama dos Capuletos contra os Montecchio de Shakespeare por duas gangues de Nova Iorque. O resultado é um musical incrível com coreografias inspiradas em lutas de rua.

Já no Cinema da Fundação, às 14h vamos a 1984 com “A Companhia dos Lobos”, a paródia de Neil Jordan para “Chapeuzinho Vermelho”; às 20h15, também no Derby, o ano será 1997 com o terceiro filme de Quentin Tarantino, “Jackie Brown”, pelo qual Samule L. Jackson ganhou prêmio de ator em Berlim. Enquanto isso, às 21h15, o Cinema do Museu exibe “Cria Cuervos” (1976), de Carlos Saura, vencedor do Grande Prêmio do Júri em Cannes.

Mais Recentes

Publicidade

Publicidade