X

0 Comentários

Festivais

8º Janela (2015) – As Mil e Uma Noites

Festival traz trilogia de Miguel Gomes

Por Luiz Joaquim | 07.11.2015 (sábado)

Elevado, e com justiça, ao título de um dos mais promissores cineastas de sua geração, o português Miguel Gomes (“Tabu”, 2012) chamou a atenção na Quinzena dos Realizadores de Cannes 2015 com uma trilogia cuja exibição tem partida hoje no 8º Janela Internacional de Cinema do Recife. Com o nome “As Mil e Uma Noite”, o volume 1 da trilogia, “O Inquieto”, será exibido às 15h de hoje no São Luiz.

A partir da fabula árabe, na qual Sherazade tenta adiar a morte contando histórias ao Rei todas as noites, Gomes criou um elaborado e elogiado retrato crítico sobre sua Portugal nos dias de hoje. Em todas os contos que apresenta, vínculos com a crise sócio-econômica que assola seu País nos últimos anos. pipocam na tela de forma ácida, mas ao mesmo tempo lírica.

Aqui os animais falam, sereias habitam dentro de baleias e um lider política gosta de roda-gigante, enquanto vamos tentando sobreviver à crise, dia após dia. “O Inquieto” é tido como um dos volumes mais emblemático, principalmente pela brincadeira feita numa reunião de políticos quando resolvem para onde irá a economia. O enredo segue um homem que deseja manter uma ação folclórica na cidade, que acontece no primeiro dia do ano.

O volume 2, “O Desolado”, foi o filme sugerido por Portugal para concorrer ao Oscar de estrangeiro em 2016. Exibe no Janela na terça-feira (10) às 17h30 no Cinema da Fundação. O volume 3, “O Encantado”, exibe sexta-feira (13) às 18h no Cinema do Museu.

LEBOWSKI – “O Grande Lebowski”, dos Irmãos Ethan e Joel Coen, tornou-se mais que um clássico. É um filme cult, ou seja, ultrapassou a dimensão da admiração técnica e sensível e transformou-se numa referência de vida para alguns. Exibe às 22h30 de hoje no São Luiz, com Jeff Bridges como o “O Cara” gente boa, tentando provar a bandidos que não deve nada a ninguém.

Mais Recentes

Publicidade

Publicidade