X

0 Comentários

Festivais

26º Cine Ceará (2016) – premiação

O fino humor uruguaio conquista o festival. Em premiação equilibrada, o longa “Clever” sai vencedor

Por Luiz Joaquim | 11.07.2016 (segunda-feira)

23-jun-2016 (quarta-feira)

LUIZ JOAQUIM*

Encerrada a 26a edição do Cine Ceará: Festival Ibero-americano de Cinema na noite de ontem (terça-feira, 22), e o júri oficial para a competição de longas-metragens foi corajoso por premiar o uruguaio Clever, de Federico Borgia e Guillermo Madeiro.

Corajoso não porque seja um filme que divida a opinião, pois Clever é um primor cinematográfico. Corajoso porque se trata de uma comédia. É um filme criado para rirmos, mas com um rigor linguístico e inteligente que merece respeito. Bom que saia reconhecido do Ceará, fato que talvez funcione como um aceno para alguma distribuidora nacional que se disponha a distribuí-lo comercialmente no Brasil.

Clever ainda foi contemplado pelo troféu Mucuripe por sua trilha sonora.
Ainda com também dois prêmios oficiais, cada um, saíram do CearáMaresia, de Marcos Guttmann, e Menino 23: Infâncias perdidas no Brasil, filme de Belisario Franca, com data marcada para estreia no circuito sudestino em 7 de julho.

O primeiro ganhou o título de melhor direção e ator (Julio Andrade, vivendo aqui um papel duplo). O segundo foi o vencedor pela montagem e roteiro. O espanhol Avó, de Asier Altuna, chamou a atenção do júri oficial pela direção de arte, direção de fotografia e chamou a atenção do júri da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), como o melhor filme da competição.

Outro longas contemplados foram o mexicano Epitáfio, de Yulene Olaizola e Rubén Imaz (melhor som), e o cearense Clarrisse, ou alguma coisa sobre nós dois, premiando (com justiça) a atriz Sabrina Greve.

A Abraccine também escolheu o curta-metragem pernambucano Fotograma, de Caio Zatti e Luís Henrique Leal, como o melhor de sua categoria. O filme também levou o prêmio oficial de edição e o troféu “Oscarito”, concedido pela Câmara Municipal de Fortaleza.

Mas o melhor título entre os curtas-metragens pelo júri oficial deste 26o. Cine Ceará foi o gaúcho O teto sobre nós, de Bruno Carboni. Já a Índios no poder, deu o titulo de melhor diretor para Rodrigo Ararejo. Sendo A festa dos cães, de Leonardo Mouramateus, a melhor produção cearense.

O prêmio Canal Brasil foi para USP 7%, de Daniel Melo e Bruno Mocchini, uma importante (mas “quadrada”) videoreportagem sobre o racimos na Universidade de São Paulo.

O júri oficial para a competição de longas foi composto por Jorge Abello, Dolores Calviño, Fernando Palumbo, Joel Zito Araújo e Tito Ameijeiras. O júri oficial para a competição de curtas foi composto por Paolo Palagiano, Carla Siqueira, Francisco Gaspar, Vicente Ferraz e Ticiano Monteiro.

* Viagem a convite do festival
PREMIADOS

Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem
Troféu Mucuripe
Melhor Longa-Metragem – “Clever”
Melhor Direção – “Maresia”
Melhor Fotografia – “Avó”
Melhor Montagem – “Menino 23 – Infâncias Perdidas no Brasil”
Melhor Roteiro – “Menino 23 – Infâncias Perdidas no Brasil”
Melhor Som – “Epitáfio”
Melhor Trilha Sonora – “Clever”
Melhor Direção de Arte – “Avó”
Melhor Ator – Júlio Andrade – “Maresia”
Melhor Atriz – Sabrina Greve –“Clarisse, ou alguma coisa sobre nós dois”
Prêmio da Crítica (Abraccine) – “Avó”

Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem
Troféu Mucuripe

Melhor Curta-Metragem – “O teto sobre nós”
Melhor Direção – “Índios no Poder”
Melhor Roteiro – “Fotograma”
Melhor Produção Cearense –“A festa dos cães”
Prêmio da crítica (Abraccine) – “Fotograma”

Mostra Olhar do Ceará
Troféu Mucuripe

Melhor Curta-metragem – “Cinemão”

PRÊMIOS ESPECIAIS

Prêmio Aquisição Canal Brasil
Melhor filme da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem (R$ 15.000,00) – “USP 7%”

Prêmio Olhar Universitário
Troféu Mucuripe

Melhor Curta – “Janaína Overdrive”
Melhor Longa – “Casa Blanca”

Troféu Oscarito – “Fotograma”
Com o intuito de enaltecer o cinema nordestino em diferentes aspectos, o prêmio é oferecido pela Câmara Municipal de Fortaleza à produção, ator, atriz, direção, roteiro ou personalidade cearense

Prêmio Mistika (Masterização em DCP)
Melhor Filme da Mostra Competitiva Brasileira de Curtas-metragens – “O teto sobre nós”
Melhor Curta-Metragem da Mostra Olhar do Ceará – “Cinemão”

Mais Recentes

Publicidade