X

0 Comentários

Festivais

9º Triunfo (2016) – abertura

Lufada cinematográfica, por uma semana, no Sertão do Pajeú.

Por Luiz Joaquim | 08.08.2016 (segunda-feira)

A partir de hoje (08) e pelos próximos seis dias, o município de Triunfo, no Sertão do Pajeú (PE), a cerca de 450 quilômetros do Recife, recebe o 9º Festival de Cinema de Triunfo. 33 curtas-metragens e seis longas-metragens (são cinco em competição mais Big jato, de Cláudio Assis, encerrando o evento no sábado, 13). Haverá ainda, também no encerramento, a projeção do média-metragem Bom dia, poeta, de Alexandre Alencar.

A noite de hoje abre, às 19h no tradicional Cine Theatro Guarany, já com títulos em competição, como Danado de bom, documentário de Deby Brennand – eleito melhor filme no 20º Cine-PE -, e o excelente curta Cumiera (PB), de Diego Benevides; além de E o galo cantou (GO), de Daniel Calil; Em defesa da família (DF), de Daniela Cronemberg; e Retrato de Dora (SP), de Bruna Callegari.

A competição prevê um total de R$ 26 mil em prêmios, além da entrega do troféu Caretas.

Nesta edição, o ator pernambucano Germano Haiut (O baile perfumado; O ano em que meus pais saíram de férias) e atriz brasiliense Maeve Jinkings (Falsa Loura; O Som ao Redor; Amor, plástico e barulho; Boi néon; Aquarius) serão homenageados. Recebem a celebração, ele na sexta-feira (12), e Jinkings na noite do encerramento.

O festival de Triunfo também chama a atenção para os Encontros de cinema, com seminários e reuniões a partir de quinta-feira (11). O que dá partida é o Diálogo da ABPA: A importância dos arquivos regionais, às 15h30 no salão nobre da prefeitura da cidade, com nomes de peso no campo da preservação audiovisual, como Carlos Roberto de Souza (presidente da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual); Fernando Weller (UFPE); Geraldo Pinho (Mispe); Fabrício Felice e Albertina Lacerda Malta (Fundaj), como mediadora.

Na sexta-feira (12), às 9h, acontece a reunião do grupo de trabalho Cinemas de Rua, com gestores municipais e o especialista Osvaldo Emery, da Representação Regional do MinC no Rio de Janeiro. Também pela manhã haverá o debate Cine educador: a utilização do cinema em sala de aula. À tarde, numa parceria com a ABD/PE e a FEPEC, acontece o seminário A inclusão no audiovisual. E na tarde do sábado (13) o convidado Osvaldo Emery profere a master class, Cinema de rua na era digital.

O CinemaEscrito estará em Triunfo cobrindo as principais ações do festival. Acompanhe.

Mais Recentes

Publicidade

Publicidade