X

0 Comentários

Festivais

Jorge Furtado no Recife

Cineasta gaúcho participa de retrospectiva sobre sua carreira na Caixa Cultural Recife.

Por Luiz Joaquim | 13.12.2016 (terça-feira)

* com texto da assessoria de imprensa da Caixa Cultural Recife

Inicia hoje (13) a retrospectiva Palavra em movimento – Filmes e roteiros de Jorge Furtado, promovido pela Caixa Cultural Recife, seguindo em cartaz até domingo (18).

O evento contempla a exibição de uma série de trabalhos do diretor e roteirista gaúcho, que vão de curtas-metragens e longas consagrados, como Ilha das flores (1989) e O homem que copiava (2003), a títulos produzidos especialmente para a televisão, muitos dos quais foram veiculados uma única vez. O evento contará ainda com um debate no sábado (17) e umamaster class gratuita no domingo (18), na qual o artista discorrerá sobre o processo de desenvolvimento de suas narrativas.

Conhecido pelo trato fino que dá à palavra em seus projetos, Jorge Furtado criou roteiros de carpintaria arrojada, com diálogos inventivos, repletos de humor e viradas mirabolantes. O foco da mostra, cuja curadoria é assinada pelo diretor e produtor Angelo Defanti, se ajustará nas obras essencialmente populares do autor, que conquistou extenso sucesso de crítica e público no decorrer de 30 anos dedicados ao audiovisual. Entre os destaques da programação estão curtas raros, como O dia em que Dorival encarou a guarda (1986) e Barbosa (1988), e longas marcantes, ao exemplo de Meu tio matou um cara (2003) e Saneamento básico, o filme (2007).

Ainda estão programadas sessões com títulos produzidos para a televisão desde 1990.

Ao longo da mostra, os espectadores poderão adquirir um catálogo da retrospectiva, que inclui uma longa entrevista com o cineasta, transcrita na íntegra, sobre seu processo de criação. Para adquirir a publicação, é preciso apresentar ingressos de duas sessões diferentes da mostra, na recepção do espaço.

O Recife será a primeira cidade a receber a mostra após sua estreia no Rio de Janeiro, em 2014, onde mobilizou cerca de 1.200 espectadores ao longo de uma semana de exibições.

Ingressos para as sessões custam R$ 2 e R$ 1 (meia) estarão à venda no dia da exibição, a partir das 10h.

Mais Recentes

Publicidade