X

0 Comentários

Reportagens

Zanzar abre inscrições para oficina de roteiro.

Foco abordará aspectos como surgimento da ideia inicial, o desenho de personagens, e conflitos dramáticos

Por Luiz Joaquim | 04.07.2017 (terça-feira)

*Com informações da assessoria de imprensa da Zanzar.

Pernambucano radicado no Rio de Janeiro há quase uma década, o roteirista e consultor de projetos Homero Mendes volta ao Recife neste julho e no início de agosto para duas oficinas de roteiro para cinema e televisão promovidas pela Zanzar Coletivo – misto de editora, casa de estudos e residência artística, que também se dedica à produção de argumentos, pesquisas e desenvolvimento de roteiros.

Instalada no Edifício Santalice, na Rua da Aurora, ao lado do Cinema São Luiz, a Zanzar está trazendo Homero para a realização de dois módulos, um introdutório e outro avançado, abordando aspectos como: o que é um roteiro; a ideia; o argumento; a pesquisa; a sinopse; a temática e os elementos; o design de personagens; estruturas clássicas e avançadas; conflito dramático; planejamento de cenas; diálogo e ação; e roteiro final.

Segundo Maria Alice Amorim, uma das curadoras da Zanzar, as oficinas de Homero ocorrem com o estudo de textos teóricos e também por meio da apresentação e dissecação de trechos de filmes ou séries e TV, além da participação de convidados especiais (cineastas e roteiristas). “À medida em que o cinema brasileiro avança, amplia significativamente a sua produção, cresce bastante a demanda por novos roteiristas. Nossa intenção é estimular ainda mais este ofício aqui no Recife e em Pernambuco”, justifica Alice.

Serão dois momentos distintos. No primeiro, dias 14 e 15 de julho, serão seis horas de oficina introdutória, com noções de como se produzir um roteiro. O segundo, mais aprofundado, consumirá 12 horas entre os dias 3 e 6 de agosto por meio de um mergulho nas técnicas e modelos da arte do roteirista.

Serviço:

Oficina de roteiro para cinema e tevê:

Homero Mendes, consultor de projetos audiovisuais, roteirista e produtor dos curtas-metragens Três Solidões e Moustache, de projetos para TV como C’est La Vie, Fatalidad, Os invencíveis, Fé (projeto para a Roteiraria), Zen Controle e Hastag na Real e Pele, participante da Oficina de Roteiro Tapas e Beijos, da Rede Globo, e do Programa de Roteiristas Globosat, produz a oficina de roteiro de Fausto Galvão (autor colaborador das novelas como Sol Nascente, A Favorita, Páginas da Vida e Laços de Família).

Datas

Módulo Básico –  14/07 (sexta, 19h às 21h30) // 15/07 (sábado, 14h30 às 18h)

Módulo Avançado – 03 e 04/08 (quinta e sexta, 19h às 21h30) // 05 e 06/08 (sábado e domingo, 14h30 às 18h)

Investimento:

Módulo Básico – R$ 350,00

Módulo Avançado – R$ 550,00

(Desconto para os dois módulos e pagamentos à vista)

Local:

Zanzar Coletivo

Edifício Santalice (ao lado do cinema São Luiz). Rua da Aurora, 127, apartamento 1001, Boa Vista, Recife – Pernambuco.

e-mail – zanzarcoletivo@gmail.com

Mais Recentes

Publicidade