A Luta do Século
A rivalidade de Todo Duro e Holyfield chega ao cinema
Por Renata Malta | 15.03.2018 (quinta-feira)
O filme vencedor da categoria Melhor Documentário no Festival do Rio de 2016, A luta do século (Bra. 2016), do diretor baiano Sérgio Machado – tendo também sido exibido na 40ª Mostra de SP – chega hoje (15) ao circuito exibidor comercial. O longa-metragem narra à trajetória dos dois pugilistas nordestinos Luciano Todo Duro e Reginaldo Holyfield. A rivalidade entre os atletas dentro e fora do ringue tornou-se um clássico na ainda na década de 1990.
Ambos de origem humilde, o pernambucano e o baiano, encontraram no esporte a oportunidade de vencer. Nos altos e baixos das carreiras dos atletas, perceberam a força que o conflito tinha em atrair a atenção da mídia. E, assim, a disputa se perpetua ainda fora do esporte. As provocações caem em um limbo onde não se sabe mais o que é esporte, revanche pessoal ou um espetáculo midiático. Foram um total de sete lutas (dentro do ringue) ao longo de quase 20 anos.
O filme de Machado inicia a apresentação dos personagens através dos tensos encontros dos atletas em programas de televisão nos quais protagonizaram inúmeras brigas ao vivo. Seguindo o curso da carreira de cada um até o nascimento da rivalidade. O documentário pretendia acompanhar alguns dias do cotidiano de cada atleta e acabou ganhando outro rumo depois que os lutadores firmaram compromisso de se enfrentarem em novo duelo, a chamada “luta do século” que aconteceu no Recife em 2015.
Essa não é a primeira vez que a história foi parar no cinema. Todo Duro foi tema do curta-metragem Vou estraçaiá, de Tiago Leitão em 2011. O filme foi vencedor de prêmios nos festivais Cine PE, Festival de Cinema de Triunfo e Festival de Vídeo de Pernambuco.
Ainda durante as divulgações do filme, os brigões se envolveram em confrontos que deixaram todos nervosos a cada aparição da dupla.
No Recife, o filme teve pré-estreia nas salas do Shopping Boa Vista na terça-feira (13).
O Cinemaescrito irá sortear, na próxima Segunda-feira, uma camiseta do filme A luta do século. Para participar, siga @cinemaescrito no Instagram e confira as regras no post do sorteio.
0 Comentários