Mostra Cinema pela Democracia
Profissionais do audiovisual assinaram manifesto em Curitiba
Por Renata Malta | 09.05.2018 (quarta-feira)
Na Mostra de Cinema pela Democracia, encerrada no ultimo domingo (6), em Curitiba, profissionais do audiovisual assinaram manifesto pela Democracia. O evento foi organizado por realizadores, técnicos, produtores, de empresas de produção, distribuidoras e festivais de cinema.
Confira o texto na integra:
“Nós, produtores, cineastas, técnicos, artistas e distribuidores de audiovisual de todas as regiões do país, nos posicionamos contra os retrocessos no campo dos direitos trabalhistas, dos direitos humanos e da cultura que vêm sendo impostos na atual agenda política brasileira. E também marcamos posição contra a prisão política do ex-presidente Lula, uma prisão sem provas e às vésperas das eleições – mais uma manifestação da seletividade da justiça brasileira, amplamente fortalecida pela grande mídia.
Em uma realidade constantemente atravessada por imagens que constroem nossa memória coletiva, produzem imaginários e modulam percepções é essencial que se reconheça no audiovisual um poderoso instrumento de reflexão e transformação.
A arte não existe à revelia de seu tempo, e o movimento é a essência do audiovisual. Por isso, a luta pela democracia também é nossa. Este é, portanto, um manifesto de setores do audiovisual brasileiro em defesa sem ressalvas da Constituição de 1988, do estado democrático de direito e da legitimidade do processo eleitoral.
Como desdobramento da Mostra Cinema Pela Democracia, que entre 30 de abril e 6 de maio de 2018 somou esforços à Vigília por Lula Livre em Curitiba, nós, profissionais do audiovisual, afirmamos que estamos unidos e firmes na luta.
Entendemos ser essencial que cada setor da sociedade civil se mobilize com suas próprias ferramentas e redes. A nossa é o cinema, e o momento é agora. O Cinema pela Democracia convida a todxs a somarem na luta.
Curitiba, 06 de maio de 2018″.
0 Comentários