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Festivais

12. Janela (2019) – premiação

“Para Todas as Moças”, de Castiel Vitorino Brasileiro, foi escolhido o melhor filme

Por Felipe Berardo | 12.11.2019 (terça-feira)

Chegou ao fim, nesse domingo (10), a 12ª edição do Janela Internacional de Cinema. Esse ano em particular o festival surgiu como forma de resistência aos cortes no apoio à Cultura implantados pelo atual governo federal, insistindo contra todas dificuldades em acontecer e transformar a cidade do Recife num ponto de ebulição de pensamentos críticos e políticos quanto ao que se trata de cinema. Após cinco dias de intensa programação, composta por 50 filmes – curtas, médias e longas-metragens – distribuídos em 50 sessões realizadas entre quatro diferentes cinemas do Recife, é belo perceber todos acontecimentos e potencialidades políticas trazidas à tona pelos filmes e pelo cenário fértil criado para discussão e reflexão.

Foram apresentadas obras de todos os locais do mundo que, misturando-se ao cinema brasileiro, pareciam dialogar diretamente com a realidade vivida atualmente no País. Seja através de paralelos diretos por proposições semelhantes como a especulação imobiliária e a marginalização geográfica presentes no curta brasileiro Caranguejo rei e no longa cambojano Noite passada te vi sorrindo ou seja pelas diferenças de visões e propósitos que complementam-se e enriquecem a discussão política como entre o documentário brasileiro Indianara e a ficção portuguesa Vitalina Varela.

Tudo isso aliado aos debates, sessões especiais comentadas com participação de diretores dos longas Bacurau Divino amor, além de consultorias para longas em desenvolvimento pelo JaneLab e a sempre presente oficina de críticas cinematográficas – Janela Crítica – garantem diversidade de atividades além das exibições.

Pela tarde do dia de encerramento do festival foram revelados os filmes premiados em todas as categorias, sendo uma delas o Prêmio Canal Brasil de Curtas que oferece ao vencedor o troféu Canal Brasil e um prêmio no valor de R$ 15 mil, definido por um júri convidado pelo Canal Brasil e composto por jornalistas especializados em cinema.

É catártico ver um evento tão importante da realidade cinematográfica pernambucana e brasileira conseguir ainda, através do esforço coletivo, lutar por sua existência e trazer mais uma bela edição do festival para o público.

LISTA DE PREMIADOS

PRÊMIO DO JÚRI

Helen Beltrame-Linné, Letícia Simões, Samuel Paiva

CURTAS INTERNACIONAIS

IMAGEM:
Resista Num Pálido Ponto Azul (Linger On Some Pale Blue Dot), Alexandre Koberidze (Alemanha/Israel, 2018, 28′)

MONTAGEM:
Resista Num Pálido Ponto Azul (Linger On Some Pale Blue Dot), Alexandre Koberidze (Alemanha/Israel, 2018, 28′)

SOM:
Past Perfect, Jorge Jácome (Portugal, 2019, 23′)

MELHOR FILME:
Rise, Bárbara Wagner, Benjamin de Burca (Brasil/Canadá/EUA, 2019, 20′)

CURTAS BRASILEIROS:

IMAGEM:
Quebramar, Cris Lyra (SP, 2019, 27′)

SOM:
Thinya, Lia Letícia (PE, 2019, 15′)

MONTAGEM:
Thinya, Lia Letícia (PE, 2019, 15’)

MELHOR FILME:
Sete Anos em Maio, Affonso Uchôa (MG, 2019, 42′)

MENÇÃO HONROSA:
Looping, Maick Hannder (MG, 2019, 12′)

LONGAS-METRAGENS:

IMAGEM:
Noite Passada Te Vi Sorrindo (Last Night I Saw You Smiling), Kavich Neang (Camboja/França, 2019)

MONTAGEM:
Koko-di Koko-da, Johannes Nyholm (Suécia/Dinamarca, 2019)

SOM:
A Febre, Maya Da-Rin (Brasil/França/Alemanha, 2019)

MELHOR FILME:
A Febre, Maya Da-Rin (Brasil/França/Alemanha, 2019)

PRÊMIO CANAL BRASIL

MELHOR CURTA:
Sete Anos em Maio, Affonso Uchôa (MG, 2019, 42′)

PRÊMIO JANELA CRÍTICA

MELHOR CURTA NACIONAL:
Para Todas as Moças, Castiel Vitorino Brasileiro (ES, 2019, 3′)

MENÇÃO HONROSA:
Sete Anos em Maio, Affonso Uchôa (MG, 2019, 42′)

MELHOR CURTA INTERNACIONAL:
Rise, Bárbara Wagner e Benjamin de Burca (Brasil/Canadá/EUA, 2019, 20′)

MENÇÃO HONROSA:
Electric Swan, Konstantina Kotzamani (Argentina/Grécia/França, 2019, 40′)

MELHOR LONGA-METRAGEM:
So Pretty, Jessie Jeffrey Dunn Rovinelli (EUA/França, 2019)

MENÇÃO HONROSA:
Um Filme de Verão, Jo Serfaty (Brasil, 2019)

PRÊMIO JOÃO CARLOS SAMPAIO:
Ilhas de Calor, Ulisses Arthur (AL, 2019, 20’)

PRÊMIO ABD-PE/APECI – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DOCUMENTARISTAS E CURTA METRAGISTAS / ASSOCIAÇÃO PERNAMBUCANA DE CINEASTAS

MENÇÃO HONROSA:
Sete Anos em Maio, Affonso Uchôa (MG, 2019, 42’)

MENÇÃO HONROSA:
Looping, Maick Hannder (MG, 2019, 12’)

MENÇÃO HONROSA:
Ilhas de Calor, Ulisses Arthur (AL, 2019, 20’)

MELHOR FILME:
Para Todas as Moças, Castiel Vitorino Brasileiro (ES, 2019, 3’)

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