30º Cine Ceará muda formato e abre inscrições
Festival será presencial e com exibição também no Canal Brasil Play. Inscrições seguem abertas até 8.set.
Por Felipe Berardo | 05.08.2020 (quarta-feira)
-com informações da assessoria do evento
O Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, que comemora três décadas ininterruptas de realização neste ano, acontecerá de 28 de novembro a 4 de dezembro, em novo formato, presencial e virtual. O festival está previsto para acontecer presencialmente em Fortaleza, Ceará, seguindo as orientações das autoridades sanitárias no período do evento, considerando a necessidade de manter o isolamento social por conta da pandemia da Covid-19.
Já a programação virtual será transmitida pelo Canal Brasil, que tem uma longa parceria com o Cine Ceará, através da plataforma Canal Brasil Play (www.canalbrasilplay.com.br), que disponibilizará durante 24 horas os filmes da mostra competitiva Ibero-americana de Longas-metragens e da mostra competitiva Brasileira de Curta-metragem. Além disso, haverá também outras atividades nas mídias sociais do festival e de parceiros.
O festival já está com período de inscrições abertas para suas mostras competitivas e continuará recebendo inscrições até 8 de setembro de 2020. As inscrições são gratuitas e para participar, os interessados devem acessar o website www.cineceara.com, onde estão disponíveis o formulário de inscrição online e o regulamento. A exemplo da última edição, o 30º Cine Ceará reservará no mínimo 30% de participação para mulheres diretoras nas mostras competitivas com a curadoria do festival priorizando trabalhos inéditos.
Quanto a premiações, será concedido aos indicados pelo Júri das mostras competitivas Ibero-americana de Longa-metragem e Brasileira de Curta-metragem em diversas categorias o Troféu Mucuripe, prêmio oficial do festival. Também será dado pelo festival ao melhor filme da Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, eleito pelo júri oficial, prêmio no valor de R$ 20 mil, a ser pago sob a forma de recursos para distribuição da obra no Brasil, dentro dos critérios do regulamento.
Além disso, há ainda o Prêmio Canal Brasil de Curtas que tem como objetivo estimular a nova geração de cineastas, contemplando os vencedores na categoria curta-metragem dos mais representativos festivais de cinema do país. Um júri convidado pelo Canal Brasil e composto por jornalistas especializados em cinema escolhe o melhor curta nacional em competição, que recebe o troféu Canal Brasil e um prêmio no valor de R$ 15 mil.
O festival promete contar com mostras competitivas e paralelas, exibições especiais, debates, oficinas e a participação de profissionais das mais diversas áreas do audiovisual e busca levar ao público brasileiro, em parceria com o Canal Brasil, uma parcela da produção audiovisual ibero-americana, proporcionando um rico intercâmbio entre cineastas e estudantes de diferentes culturas e promovendo a divulgação de novos talentos.
0 Comentários