31º Curta Kinoforum promove debate com diretores
Festival faz um “esquenta” a partir dessa quinta-feira (6/8) com curtas e bate-papo com realizadores.
Por Felipe Berardo | 05.08.2020 (quarta-feira)
– com informações da assessoria do evento. Acima, foto do curta-metragem Viver a vida (1991), de Tata Amaral.
O Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum – que acontece via plataformas digitais de 20 a 30 de agosto, com acesso disponível gratuitamente para todo o território brasileiro através do endereço kinoforum.org.br – promove uma programação prévia amanhã (6) e no dia 13 de agosto com exibições de curtas brasileiros históricos, seguidos por encontros com seus realizadores através de lives. A programação especial intitulada “Criatividade em Tempo de Crise“ reúne para debates alguns dos mais importantes nomes do cinema brasileiro como Anna Muylaert (Que horas ela volta?, Mãe só há uma), Laís Bodanzky (Bicho de sete cabeças, Como nossos pais) e Carla Camurati (Carlota Joaquina – Princesa do Brazil) e exibe sete curtas históricos, verdadeiros clássicos do formato.
Entre outras questões, os debates entre realizadores têm como pauta a criação, produção e circulação no cinema brasileiro e como foi possível eclodir uma filmografia criativa e impactante em pleno período de crise aguda na produção cinematográfica brasileira. A partir disso, então, buscar lições que possam ser extraídas dessas experiências para iluminar os dias que se seguirão à situação de pandemia do Covid-19.
Amanhã (6), a partir das 19h, são disponibilizados Cartão Vermelho (1994), dirigido por Laís Bodanzky, Viver a Vida (1991), dirigido por Tata Amaral, e Ilha das Flores (1989), dirigido por Jorge Furtado. As duas primeiras diretoras conversam, a partir das 20h do mesmo dia, junto a Ana Luiza Azevedo, cineasta que atuou como assistente de direção de Ilha das Flores.
Já uma semana depois (13/8), a partir das 19h, acontece a exibição de Dov’è Meneghetti?, dirigido por Beto Brant (O invasor), A mulher fatal encontra o homem ideal, dirigido por Carla Camurati, A origem dos bebês segundo Kiki Cavalcanti, dirigido por Anna Muylaert, e Frankenstein punk, dirigido por Cao Hamburger (O ano em que meus pais saíram de férias) e Eliana Fonseca (Coisa de mulher). Às 20h, após a exibição dos filmes, acontece um encontro reunindo os cinco diretores para conversas.
Os filmes desta programação ficam disponíveis na plataforma do festival e para participar das lives e assistir aos curtas, é necessário cadastro prévio na plataforma do evento, via o website kinoforum.org.br, que está aberto a partir de hoje, dia 5 de agosto.
SERVIÇO – 31º Festival Internacional de curtas-metragens de São Paulo – Curta Kinoforum Online – programação prévia especial ‘Criatividade em Tempo de Crise’ nos dias 06 de agosto e 13 de agosto. Disponibilização dos filmes às 19h e live do debate com os cineastas às 20h.
0 Comentários