19º Indie (2020) – inscrições
As inscrição para a edição 2020 estão abertas até 10 de setembro. O festival será online, em novembro.
Por Luiz Joaquim | 01.09.2020 (terça-feira)
– com informação da assessoria do Indie
Algumas das características que tornaram o INDIE um festival de referência no Brasil foram sua persistência, qualidade na programação e a fidelização de seu público. Pela primeira vez em quase 20 anos, esse público não poderá interagir presencialmente, pois as exibições, como a maioria dos festivais nesse período de pandemia, ocorrerão no formato streaming, online. A organização do INDIE pontua, entretanto, a importância da realização do evento: “mais do que nunca, consideramos ainda bastante relevante a realização deste festival. Estamos vivendo tempos difíceis e sombrios no Brasil, enfrentando a obscuridade e a intolerância, então mais do que nunca devemos existir e resistir”.
As inscrição para a edição 2020 estão abertas até 10 de setembro em plataforma especial do site do festival (clique aqui) – mais detalhes, abaixo.
O Indie: o festival foi criado em 2001 em Belo Horizonte, e desde 2007 acontece também em São Paulo. A missão do festival é levar o cinema independente internacional ao maior público possível no Brasil. O Festival visa fornecer uma alternativa cultural à experiência do cinema comercial, apoiar cineastas independentes e promover a arte do cinema.
Nos últimos anos, o festival contou com mais de 490.000 espectadores. Muitos diretores fundamentais tiveram seus trabalhos exibidos em retrospectivas completas: Apichatpong Weerasethakul, Béla Tarr, Brillante Mendoza, Charles Burnett, Naomi Kawase, Koji Wakamatsu, Hong Sang-Soo, Claire Denis, Philippe Grandrieux, Wang Bing, Jean-Claude, Brisseau, Kiyoshi Kurosawa, entre outros.
A edição online 2020 do festival – programado para ocorrer entre 4 e 18 de novembro – é dedicada a curtas e longas-metragens independentes nacionais e internacionais. Esta é a 19ª edição do festival, sendo a primeira a ser realizada nesse formato.
Prêmios e prêmios – Um júri selecionado será responsável pela escolha dos melhores filmes apresentados nesta edição online do festival. Serão entregues três prêmios: Melhor Filme Mundial de Cinema: Para o melhor longa internacional apresentado; Melhor Filme Indie Brasil: Para o melhor longa nacional apresentado; Melhor Filme Fluxus: Para o melhor curta nacional ou internacional apresentado. Para o Melhor Filme Mundial de Cinema, será concedido um prêmio de distribuição. O filme selecionado poderá ser distribuído em cinemas no Brasil pela Zeta Filmes. Outros prêmios serão dados e anunciados a tempo.
Regras e Termos – As inscrições estarão abertas, para longas-metragens de ficção e documentário, curtas-metragens, nacionais e internacionais, produzidos entre 2019 e 2020.
O formato de exibição será exclusivamente digital, sendo solicitado um DCP aos selecionados. – Filmes internacionais não devem ter sido exibidos no Brasil antes do festival e devem ter sua estreia no INDIE 2020. Filmes nacionais não devem ser exibidos em cartaz no Brasil até a data do Festival. Será solicitado um link screener do filme para ser assistido online pelo comitê de seleção. Para links bloqueados e protegidos, uma senha deve ser fornecida. INDIE não aceitará inscrições em DVD, Blu Ray ou qualquer formato físico.
Os trabalhos selecionados serão exibidos em streaming, em plataforma segura, limitada ao território brasileiro. Os espectadores serão convidados a se registrar para assistir aos filmes. Para fins de inscrição, os filmes internacionais podem ser em qualquer idioma. No entanto, o filme deve ter legendas em inglês. As taxas de inscrição não são reembolsáveis.
A decisão dos membros do júri será final e aceita por todos. Nenhuma pergunta ou argumento será acolhido. Os organizadores reservam-se o direito de não conceder nenhum ou todos os prêmios.
0 Comentários