76 Cannes (2023): seleção + ‘Retratos Fantasmas’
Documentário de Kleber Mendonça Filho exibirá fora de competição no festival
Por Luiz Joaquim | 13.04.2023 (quinta-feira)
– acima, imagem do filme Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho.
Manhã de hoje (13) animada no mundo cinematográfico. 76a. edição do Festival de Cannes divulgou sua lista de selecionados oficiais. É uma listinha maldita por muitos mas desejada e incontornável para todos do segmento audiovisual desse planeta. Confira a lista completa ao final dessa publicação.
Os pernambucanos têm uma motivo extra para prestar atenção em Cannes 2023 . Kleber Mendonça Filho leva seu novo trabalho, o documentário Retratos fantasmas, para a croisset francesa, onde o festival acontece entre 16 e 27 de maio próximo.
E o que diz a assessoria de imprensa da produtora CinemaScópio sobre Retratos fantasmas?
Leia aqui.
Retratos fantasmas, quinto longa metragem do cineasta e roteirista Kleber Mendonça Filho ([Nota do editor: Critico], O Som ao Redor, Aquarius, Bacurau) terá a sua estreia mundial na Seleção Oficial da 76a edição do Festival de Cannes (16 a 27 de maio) no sul da França. O documentário de 91 minutos, produzido por Emilie Lesclaux para a CinemaScópio Produções e coproduzido pela Vitrine Filmes de Silvia Cruz e Felipe Lopes, é fruto de cerca de sete anos de trabalho de pesquisa, filmagens e montagem. Retratos Fantasmas terá Sessão Especial, fora de competição. É o terceiro filme de Kleber Mendonça Filho na Seleção Oficial de Cannes depois de Aquarius (2016) e Bacurau (2019), co-dirigido por Juliano Dornelles, quando ganhou o Prêmio do Júri.
Retratos fantasmas tem como personagem importante o centro da cidade do Recife como espaço histórico e humano, revisitado através dos grandes cinemas que atravessaram o século 20 como espaços de convívio. Foram lugares de sonho e de indústria, e a relação das pessoas com esse universo é um marcador de tempo para as mudanças dos costumes em sociedade.
“Palácios de Cinema em centros de cidades são comuns a muitos outros lugares no mundo, mas ocorre que eu sou pernambucano, recifense, e parti para mostrar essa geografia da cidade com um ponto de vista pessoal”, diz Kleber Mendonça Filho. “Recife é também uma cidade que ainda desfruta de um cinema espetacular como o São Luiz, um palácio de 1952. Hoje, são poucas as cidades no mundo que ainda sabem o que isso representa”.
Cerca de 60% de Retratos fantasmas é composto por material de arquivo, com fotografias e imagens em movimento encontradas em acervos pessoais, na produção pernambucana de cinema, televisão e de instituições como a Cinemateca Brasileira, o Centro Técnico do Audiovisual – CTaV e a Fundação Joaquim Nabuco.
O trabalho de montagem ao lado de Matheus Farias (também um realizador, seu filme de curta metragemInabitável, co-dirigido por Enock Carvalho, foi multipremiado no Brasil e exterior) reúne imagens dos mais variados formatos.
“É uma felicidade e uma honra estar de volta na Seleção Oficial do Festival de Cannes com um projeto que é um trabalho diferente dos filmes de ficção que já apresentamos lá do ponto de vista da produção, mas que é tão pessoal quanto Aquarius e Bacurau. Retratos fantasmas traz temas que atravessam toda a obra de Kleber. Inclusive seu primeiro longa metragem é o documentário Crítico (2008)”, diz a produtora Emilie Lesclaux.
Retratos fantasmas foi realizado com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual – BRDE – Ancine. O filme será lançado nos Cinemas Brasileiros no segundo semestre pela Vitrine Filmes, que também lançou os filmes anteriores de Kleber Mendonça Filho.
Conheça, abaixo, a seleção oficial da 76a edição do Festival de Cannes
COMPETITION
“Club Zero,” Jessica Hausner
“Asteroid City,” Wes Anderson
“The Zone of Interest,” Jonathan Glazer
“Fallen Leaves,” Aki Kaurismaki
“Les Filles D’Olfa” (“Four Daughters”), Kaouther Ben Hania
“Anatomie D’une Chute,” Justine Triet
“Monster,” Kore-eda Hirokazu
“Il Sol Dell’Avvenire,” Nanni Moretti
“La Chimera,” Alice Rohrwacher
“About Dry Grasses,” Nuri Bilge Ceylan
“L’Ete Dernier,” Catherine Breillat
“The Passion of Dodin Bouffant,” Tran Anh Hung
“Rapito,” Marco Bellocchio
“May December,” Todd Haynes
“Firebrand,” Karim Ainouz
“The Old Oak,” Ken Loach
“Perfect Days,” Wim Wenders
“Banel Et Adama,” Ramata-Toulaye Sy
“Jeunesse,”Wang Bing
UN CERTAIN REGARD
“Los Delincuentes” (“The Deliquents”), Rodrigo Moreno
“How to Have Sex,” Molly Manning Walker
“Goodbye Julia,” Mohamed Kordofani
“Crowra (The Burti Flower),” João Salaviza & Renée Nader Messora
“Simple Comme Sylvain,” Monia Chokri
“Kadib Abyad” (“The Mother of All Lies”), Asmae EL Moudir
“Los Colonos” (“The Settlers”), Felipe Galvez
“Augure” (“Omen”), Baloji Tshiani
“The Breaking Ice,” Anthony Chen
“Rosalie,” Stéphanie Di Giusto
“The New Boy,” Warwick Thornton
“If Only I Could Hibernate,” Zoljargal Purevdash
“Hopeless,” Kim Chang-hoon
“Terrestrial Verses,” Ali Asfari & Alireza Khatami
“Rien a Perdre,” Delphine Deloget
“Les Meutes,” Kamal Lazraq
“Le Regne Animal,” Thomas Cailley
OUT OF COMPETITION
“Killers of the Flower Moon,” Martin Scorsese
“The Idol,” Sam Levinson
“Cobweb,” Kim Jee-woon
“Indiana Jones and the Dial of Destiny,” James Mangold
“Jeanne du Barry,” Maiwenn
MIDNIGHT SCREENINGS
“Omar la Fraise,” Elias Belkeddar
“Kennedy,” Anurag Kashyap
“Acide,” Just Philippot
SPECIAL SCREENINGS
“Retratos Fantasmas,” (“Pictures of Ghosts”), Kleber Mendonca Filho
“Anselm,” Wim Wenders
“Occupied City,” Steve McQueen
“Man in Black,” Wang Bing
CANNES PREMIERE
“Le Temps D’Aimer,” Katell Quillevere
“Cerrar Los Ojos,” Victor Erice
“Bonnard, Pierre et Marthe,” Martin Provost
“Kubi,” Takeshi Kitano
0 Comentários