“Incompatível Com A Vida” estreia dia 16/11
Filme sobre o direito ao aborto no Brasil será exibido em sessões especiais, seguidas de debates.
Por Yuri Lins | 15.11.2023 (quarta-feira)
– com informações da assessoria de ‘Incompatível com a Vida’.
O premiado documentário brasileiro Incompatível com a Vida (BRA, 2023), recentemente laureado como Melhor Documentário Brasileiro do É Tudo Verdade 2023, chega aos cinemas mergulhando profundamente na discussão sobre o direito de escolha em relação ao aborto no Brasil. Dirigido pela cineasta Eliza Capai, o filme traz à tona as experiências de mulheres que se depararam com a difícil decisão de interromper uma gravidez ou prosseguir com gestações de fetos diagnosticados como incompatíveis com a vida. Ao fazê-lo, amplifica um debate crucial sobre políticas públicas que afetam diretamente as mulheres em um país onde o tema do aborto ainda é um tabu persistente.
O documentário surgiu da vivência pessoal da cineasta Eliza Capai, que iniciou a filmagem de sua própria gestação durante o período da pandemia. Tudo transcorria conforme o esperado até que surgiu o diagnóstico: seu bebê tinha uma condição que o tornava incompatível com a vida, e a melhor opção seria interromper a gravidez. A jornada complexa de Eliza é detalhadamente acompanhada enquanto busca uma interrupção legal da gravidez em outro país. Ela consegue realizar o procedimento através do sistema de saúde público em Portugal, respaldada por uma equipe médica e pela legislação local. No Brasil, porém, interromper uma gestação de um feto incompatível com a vida é considerado inconstitucional. Eliza dialoga com outras mulheres que enfrentaram diagnósticos similares no país, cada uma vivenciando desfechos diversos, criando um rico panorama de experiências e perspectivas sobre o luto parental.
Incompatível com a Vida estreará em seis cidades brasileiras em 16 de novembro acompanhado por sessões especiais de debates. Em Recife, no dia 18, o debate acontecerá no Cinema da Fundação, e será mediado pelo coletivo Mulheres no Audiovisual Pernambuco (MAPE), com as participações do Dr. Olímpio Moraes, médico obstetra do Cisam, da diretora do filme Eliza Capai e de Alana Sales, uma das mulheres que contam, no filme, suas histórias.
Oscar e Reconhecimento Internacional
“Incompatível com a Vida” já começou sua jornada para a shortlist do Oscar de 2024 e conquistou prêmios significativos, incluindo reconhecimento no Festival de Vitória pela Melhor Contribuição Artística.
A produção do filme é assinada por Mariana Genescá, da tva2.doc, e faz parte de uma campanha liderada pela Taturana Cinema e Impacto Social, visando reavivar o debate em torno dos direitos reprodutivos das mulheres no Brasil.
Programação de sessões com debate
Dia 16/11, às 20h, no Espaço Itaú de Cinema – Shopping Frei Caneca – São Paulo
Debate sobre aborto mediado por Bárbara Blum, do Grupo Todas da Folha de São Paulo, com Carolina Morais, jornalista da Folha de S. Paulo e co-realizadora do Podcast Caso das 10 mil; além da diretora do filme Eliza Capai; Priscila Romeiro e Tainah Brandão, duas das mulheres que contam, no filme, suas histórias.
Dia 17/11, às 20h, no Estação Net Rio – Rio de Janeiro
Debate sobre luto mediado por Branca Vianna, fundadora e presidente da Rádio Novelo, com a diretora do filme, Eliza Capai, e Isabela Prudente Marques, uma das personagens do documentário
Dia 18/11, às 19h30, no Cinema da Fundação – Recife
Debate sobre aborto e saúde pública mediado pelo coletivo Mulheres no Audiovisual Pernambuco (MAPE), com as participações do Dr. Olímpio Moraes, médico obstetra do Cisam, da diretora do filme Eliza Capai e de Alana Sales, uma das mulheres que contam, no filme, suas histórias.
Dia 29/11, às 19h, no Cine Brasília – Brasília
Debate sobre a ADPF 442 mediado por Luciana Brito, co-diretora da Anis Bioética; com as participações de Deborah Duprat, ex-procuradora geral interina da República/ amicus curiae do IBCCrim; da diretora do filme Eliza Capai e de Priscila Romeiro, uma das personagens documentário.
0 Comentários