11ª 8 ½ Cinema Italiano (’24) – Selecionados
Com um circuito ampliado de cidades, o festival estará de volta ao Recife, de 27 de junho a 3 de julho
Por Yuri Lins | 19.06.2024 (quarta-feira)
– Com infos da assessoria do 8 ½ Festa do Cinema Italiano. Na imagem destacada, o filme “O Sequestro do Papa”, de Marco Bellochio.
O 8 ½ Festa do Cinema Italiano celebra sua 11ª edição no Brasil com uma programação especial e um circuito ampliado para 19 cidades. Recife sediará o evento de 27 de junho a 3 de julho, com exibições no Moviemax Rosa e Silva.
A programação deste ano conta com 10 filmes. Um dos destaques é o longa de estreia da diretora Léa Todorov, Maria Montessori – ensinando com amor, que aborda inclusão, respeito às diferenças e feminismo no início do século 20, destacando o método pedagógico criado por Maria Montessori. O filme é protagonizado por Jasmine Trinca, que participou da edição de 2023 no Brasil como convidada do festival.
Outro destaque é o longa Segredos, de Daniele Luchetti, uma adaptação do romance de Domenico Starnone, protagonizado por Elio Germano. O filme explora segredos obscuros compartilhados entre dois amigos, levando a questionamentos profundos sobre a natureza humana. Convidado de honra deste ano, Daniele Luchetti virá ao Brasil para apresentar seu filme.
O Sequestro do Papa, de Marco Bellocchio, oferece uma visão rigorosa das relações entre o Estado e a Igreja sob um viés de filme de terror. O filme, baseado em uma história real, foi exibido na competição oficial do Festival de Cannes e venceu cinco prêmios David de Donatello 2024, incluindo Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Direção de Arte. Também recebeu o Globo de Ouro italiano, prêmio dado pela imprensa estrangeira da Itália aos melhores filmes do ano.
A programação inclui ainda A imensidão, de Emanuele Crialese, protagonizado por Penélope Cruz e indicado ao Leão de Ouro no Festival de Veneza de 2022. O filme aborda questões de gênero vividas por um adolescente, representando bem o gênero coming-of-age.
Outro destaque é Ainda temos o amanhã, de Paola Cortellesi, um dos maiores sucessos de bilheteria do cinema italiano recente. O filme venceu cinco prêmios David di Donatello, incluindo Melhor Direção Estreante e Melhor Atriz.
Também estão confirmados: Lubo, de Giorgio Diritti, baseado no romance Il seminatore de Mario Cavatore; Enea, de Pietro Castellitto, que integrou a competição oficial no Festival de Veneza 2023; Il Boemo, de Petr Václav; A última Noite de Amore, de Andrea Di Stefano; e O divino Zamora“, de Neri Marcorè, que marca a estreia do diretor no cinema.
Além de Recife, as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Vitória, Salvador, Fortaleza, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Belo Horizonte, Caxias do Sul, Maceió, Belém, Natal, Aracaju, João Pessoa, Niterói e Volta Redonda recebem o Festival. Caxias do Sul recebe o evento pela primeira vez e Volta Redonda, excepcionalmente, tem a programação entre 1º e 7 de julho.
O 8 ½ Festa do Cinema Italiano promete uma uma programação diversificada, trazendo o melhor do cinema italiano contemporâneo para o público brasileiro.
–
8 ½ FESTA DO CINEMA ITALIANO – RECIFE (PE)
Data: 27 de junho a 3 de julho
Local: Moviemax Rosa e Silva
Endereço: Av. Conselheiro Rosa e Silva, 1460 – Aflitos, Recife – PE
0 Comentários