Walter Salles compete no 81º Festival de Veneza
O longa “Ainda Estou Aqui” concorre ao Leão de Ouro, prêmio máximo do festival.
Por Yuri Lins | 23.07.2024 (terça-feira)
– Com informações da assessoria Primeiro Plano.
O cineasta brasileiro Walter Salles marca presença no 81º Festival de Cinema de Veneza com seu novo longa-metragem, Ainda estou aqui, selecionado para a competição oficial. Esta é a terceira vez que Salles pisa no tapete vermelho do festival italiano, após a exibição de Abril despedaçado em 2001 e a honraria do Prêmio Robert Bresson pelo conjunto da obra em 2009.
Protagonizado por Fernanda Torres e Selton Mello, com a participação especial de Fernanda Montenegro, Ainda estou aqui é uma adaptação do livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva. A trama se desenrola no Rio de Janeiro do início dos anos 70, em meio ao regime militar, acompanhando a vida da família Paiva. Rubens, Eunice e seus cinco filhos residem em uma casa à beira-mar, onde a música, as conversas e o humor se configuram como ferramentas de resistência contra a opressão. No entanto, a vida da família é abalada por um ato violento e arbitrário, obrigando Eunice a reinventar sua vida e a de seus filhos. O filme explora a resiliência humana em tempos de exceção e contribui para a compreensão da história recente do Brasil.
A forte presença brasileira no Festival de Veneza não se limita à competição oficial. O documentário Apocalipse nos Trópicos, da cineasta Petra Costa (Democracia em vertigem, Elena), será exibido em uma sessão especial, enquanto o cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho compõe o júri oficial, ao lado de nomes de peso como Isabelle Huppert, Abderrahmane Sissako, Andrew Haigh, Giuseppe Tornatore, Agnieszka Holland, Julia von Heinz, James Gray e Zhang Ziyi.
Ainda estou aqui também estará no filme também terá sessão no 49º Festival de Toronto. O Festival de Veneza 2024 acontece entre 28 de agosto e 7 de setembro, na cidade italiana.
0 Comentários