48ª Mostra de SP (2024) – IV Encontro de Ideias
O livro “Vinte e Cinco”, de Luiz Joaquim, será lançado em 24/10, às 12h, após a palestra do CEO da MUBI
Por Yuri Lins | 01.10.2024 (terça-feira)
– Com informações da assessoria da 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.
A 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo revelou a programação do IV Encontro de Ideias Audiovisuais, que ocorrerá de 24 a 26 de outubro na Cinemateca Brasileira. O evento tem como objetivo fomentar o mercado audiovisual brasileiro e, nesta edição, traz o lançamento do livro Vinte e Cinco: Escritos de Cinema (1997-2022), de Luiz Joaquim, editor do site Cinema Escrito. A sessão de autógrafos acontece no dia 24, às 12h.
A obra de Luiz Joaquim celebra seus 25 anos de atuação como crítico de cinema, reunindo 75 textos selecionados entre os mais de três mil que publicou ao longo de sua carreira. Dividido em três capítulos, o livro oferece perspectivas distintas: Do meu lugar apresenta 25 análises de produções pernambucanas; Do nosso lugar traz 25 críticas sobre o cinema brasileiro; e Do lugar de todos abrange 25 textos dedicados a obras internacionais.
O IV Encontro de Ideias Audiovisuais contará com atividades organizadas em três eixos principais. O primeiro, Mercado, discute questões relevantes para o setor audiovisual. Neste ano, uma delegação da Índia, composta por realizadores, investidores e produtores, participará em busca de novas parcerias. A 48ª Mostra também celebrará o cinema indiano com destaque para sua produção contemporânea e uma retrospectiva do cineasta Satyajit Ray.
O segundo eixo, VIII Fórum, abordará os novos modelos de distribuição que surgiram após a pandemia, a falta de políticas voltadas ao audiovisual infantil e a relação entre produtoras brasileiras e plataformas de streaming, ainda sem regulamentação específica no Brasil. Grandes players do mercado, como Netflix, HBO e MUBI, estarão presentes, contribuindo para o debate.
O terceiro, Da Palavra à Imagem, promoverá no dia 26 de outubro, às 10h, um encontro entre editoras e autores, conectando-os ao universo cinematográfico. Nesta edição, uma seção será dedicada a livros infantis em parceria com a Mostrinha, além de uma masterclass sobre adaptações literárias.
Todas as atividades são gratuitas, mediante credenciamento através do FORMULÁRIO.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
24/10
9h às 10h – A MUBI oferece welcome coffee para os participantes do IV Encontro de Ideias Audiovisuais.
10h às 11h – Mesa de Abertura: A História da MUBI, com seu fundador e CEO, Efe Cakarel.
10h às 13h30 – Encontros individuais de 30 minutos com mentores brasileiros e internacionais.
11h15 às 12h45 – Fórum Mostra: Cinema e Educação: o desafio da formação de público, com o diretor Cao Hamburger e mediação da jornalista Ana Paula Sousa.
12h às 12h40 – Lançamento do livro Vinte e Cinco: Escritos de Cinema (1997-2022), com sessão de autógrafos do autor Luiz Joaquim.
13h – Quanta apresenta Produção Virtual: Aplicação de Tecnologias que Transformam Histórias, com Hugo Gurgel, Supervisor de Pós-Produção, e Diogo Costa Pinto, Diretor de Tecnologia da Quanta.
13h45 – Conspiração apresenta Entre o Íntimo e o Público: Estratégias de Produção no Documentário Biográfico, com Elisa Chalfon (Netflix), Luisa Barbosa (Conspiração), Sergio Mekler (Montador) e Bruno Mazzeo (Roteirista e ator).
14h às 17h30 – Encontros individuais de 30 minutos com mentores brasileiros e internacionais.
15h às 16h – Lançamento do livro O cinema de perto: prosa e poesia, de Carlos Drummond de Andrade, com bate-papo com o editor Cassiano Elek Machado.
15h às 16h20 – Projeto Paradiso e Hubert Bals Fund apresentam Fundos de Apoio ao Desenvolvimento: desafios nacionais e globais, com Tamara Tatishvili (Hubert Bals Fund), Lyara Oliveira (Spcine), Paulo Alcoforado (Ancine), Mauricio Hirata Filho (RioFilme), Meinolf Zurhorst (Film Fund Luxembourg) e Josephine Bourgois (Projeto Paradiso).
16h30 às 17h30 – Projeto Paradiso e Hubert Bals Fund apresentam O sucesso está no começo: o impacto do investimento no desenvolvimento na carreira dos filmes, com Marcelo Caetano (Diretor), Letícia Friedrich (Vitrine Filmes), Leonardo Mecchi (Enquadramento Produções), Giuliano Cedroni (Ventre Studio), e Rachel do Valle (Projeto Paradiso).
18h às 19h30 – Fórum Mostra: Os novos modelos de distribuição pós-pandemia e pós-streaming, com Alex Braga (Ancine), Marcio Fraccaroli (Paris Filmes), Paula Gomes (Olhar Filme) e mediação de Ana Paula Sousa.
19h30 às 20h40 – Happy Hour promovido pela Netflix para os participantes do IV Encontro de Ideias Audiovisuais.
19h30 às 21h30 – Exibição do documentário Liberta!, de Débora Gobitta, seguido do debate Reimaginando Futuros: A Transformação pela Literatura no Sistema Prisional, com Débora Gobitta, Gih Trajano, Bruno Paes Manso e Marcelo Pimentel.
25/10
9h às 10h – Portugal Film Commission oferece welcome coffee para os participantes do IV Encontro de Ideias Audiovisuais.
9h30 às 10h – Porto Alegre Film Commission debate a reconstrução do audiovisual gaúcho após as enchentes no Rio Grande do Sul.
10h às 13h30 – Encontros individuais de 30 minutos com mentores brasileiros e internacionais.
10h às 11h30 – Fórum Mostra: VoD: a relação das produtoras brasileiras com as plataformas de streaming, com Maria Angela de Jesus e mediação de Ana Paula Sousa.
11h45 – Spcine apresenta Circuito Spcine: Acesso e Políticas Sociais, com Leandro Pardi, Superintendente de Inovação e Políticas Audiovisuais.
12h45 – Spcine e Proimágenes apresentam O audiovisual da diversidade mundo afora, com Carlos Moreno (Proimágenes).
13h45 – ANDAI apresenta Diversidade e Impacto do Audiovisual Independente, com Felipe Lopes (Retrato Filmes), Daniel Queiroz (Embaúba Filmes), Talita Arruda Fistaile e Igor Kupstas (O2 Play).
14h às 15h30 – Porto Alegre Film Commission apresenta Encontro Aberto Rede Nacional de Film Commissions com representantes de diversos estados.
15h às 16h – Netflix apresenta Só na Netflix: muito mais filmes brasileiros, com Gabriel Gurman e mediação de Flávia Guerra.
14h às 15h30 – Encontros individuais de 30 minutos com mentores brasileiros e internacionais.
16h15 – Universal Pictures apresenta O Estilo Cinematográfico de Sean Baker em “Anora”, com Isabela Boscov e Carolina Markowic. Mediação: Flavia Guerra.
16h30 às 17h30 – Novo fundo cinematográfico do Festival Internacional de Cinema José Ignacio: Fundo Pfeffer do Sul, com Martin Cuinat.
17h30 às 18h10 – Spcine apresenta Os resultados do Mapeamento do Audiovisual Indígena, com Olívia Tupinambá. Tradução simultânea em guarani.
19h30 às 20h30 – Netflix apresenta Senna: bastidores, com Caio e Fabiano Gullane e mediação de Haná Vaisman.
20h30 às 21h30 – Happy Hour promovido pela Netflix para os participantes do IV Encontro de Ideias Audiovisuais.
26/10
9h às 10h – Biônica Filmes oferece welcome coffee para os participantes do IV Encontro de Ideias Audiovisuais.
10h – APRO apresenta “Auto da Compadecida 2”: um encontro entre a publicidade e o entretenimento, com Cristina Lopes (Conspiração), Juliana Capelini (Conspiração), e Cris Naumovs (UNAH).
10h às 13h – Da Palavra à Imagem – Pitching de livros com publicações da Cia das Letras, Todavia, 34, Fósforo, Grupo Autêntica e Diadorim.
10h às 13h30 – Encontros individuais de 30 minutos com mentores brasileiros e internacionais.
11h15 às 12h15 – Canal Brasil apresenta 25 anos do Cinejornal e os desafios da divulgação do audiovisual brasileiro, com Jeferson De, Erika Rodrigues, Caio Gullane e Laís Bodanzky.
14h às 17h30 – +Mulheres apresenta Políticas Públicas Antiassédio: França, Coreia do Sul, Índia e Brasil, com Leslie Thomas, Rashmi Lamba, Emily Kim, Raquel Lemos e Juliana Funaro (mediação).
14h às 17h30 – Encontros individuais de 30 minutos com mentores brasileiros e internacionais.
14h30 às 15h – Aquarius traz uma aula de Yoga para o público na Cinemateca.
15h às 16h – Masterclass Cinema Falado: Da Palavra à Imagem apresenta A arte da adaptação: reflexões, com Jeferson Tenório e Ricardo Tiezzi, mediado por Pedro Reinato.
15h20 – Aquarius apresenta Amor Radical: Uma conversa sobre os nossos tempos, com Satish Kumar, Luiza Voll e Julio Hey.
16h20 – Exibição do documentário Amor Radical.
16h15 – HBO e Mira Filmes apresentam Viva o Cinema: A História da Mostra de São Paulo, com Marina Person, Gustavo Rosa de Moura, Renata de Almeida e Marina Pedral.
18h às 19h30 – Fórum Mostra: O cinema na Índia: uma indústria autossustentável, com Florência Costa, Rashmi Lambda e representantes da InvestIndia, mediado por Ana Paula Sousa.
0 Comentários