2º CineBRPorto (2024) – Programação
Mostra brasileira em Portugal joga luz sobre a qualidade e a diversidade do contemporâneo cinema cearense
Por Luiz Joaquim | 16.11.2024 (sábado)
Em maio, o festival de cinema de Cannes, um dos mais respeitados do mundo, incluiu em sua concorrida competição oficial o filme Motel destino, de Karim Aïnouz. Rodado no Ceará, nordeste do Brasil, Motel destino obteve destaque no festival francês e, de lá, ganhou o mundo. Garantiu assim uma larga distribuição em salas de cinema por dezenas de países, incluindo Portugal, tendo estado em cartaz, inclusive, na cidade do Porto entre os meses de setembro e outubro.
Por conta da passagem por Cannes, Karim Aïnouz contou que, após a exibição apresentar o quente triângulo amoroso mostrado no filme, a maioria das perguntas da imprensa era: “Mas onde fica o Ceará?”.
Não é apenas pelo sucesso internacional conquistado por Motel destino que a 2ª edição da mostra CineBRPorto – que iniciou sexta-feira (15) e encerra neste domingo (17) do no Instituto Pernambuco-Porto Brasil (Portugal) – está jogando o seu foco no cinema contemporâneo feito no Ceará.
É também pela excepcional performance do cinema cearense no circuito exibidor brasileiro deste 2024, tendo colocado, até o momento, cinco novos filmes em cartaz e relançado um clássico brasileiro em versão restaurada (Corisco e Dadá, 1996, de Rosemberg Cariry).
O 2º CineBRPorto está oferecendo, em sessões gratuitas, quatro dessas obras lançadas em 2024 no Brasil, dando chance aos nossos espectadores de entender melhor “onde fica o Ceará”. Mas não apenas pelo aspecto geográfico do estado nordestino brasileiro mas também pelo que há de universalmente humano e pelo que há de cinematograficamente inventivo.
Com uma seta apontada para a instituição família (tradicional ou não), os quatro filmes – Estranho caminho (2024), de Guto Parente; Quando eu me encontrar (2023), de Amanda Pontes e Michelline Helena; A filha do palhaço (2024), de Pedro Diógines; e Mais pesado é o céu (2024), de Petrus Cariry – cada um a seu modo, ora encantando, ora assustando, ora abrindo os nosso sorrisos – juntos eles problematizam os conflitos e as aproximações próprias da relação pai x filho e da relação mãe x filha.
O resultado desta coleção de filmes nos abre um rico painel sobre uma geração de realizadores cearenses afiados na representação de seu povo e de suas inquietações, que podem ser reconhecidas em qualquer lugar do mundo,
A família também é um ponto central no filme de abertura deste 2º CineBRPorto. Corisco e Dadá – recém-relançado nos cinemas do Brasil com resolução 4K – nos leva ao início do século passado, à época do cangaço no Nordeste brasileiro, para nos colocar lado a lado, colados, ao triste destino da menina Dadá (Dira Paes) sequestrada pelo capitão Corisco (Chico Diaz) que a transforma em sua companheira enquanto sofrem a sina dos cangaceiros.
Como bônus, a mostra traz um ponto fora da curva. Um segundo filme de Guto Parente, Clube dos canibais, lançado em 2018, no qual o talentoso diretor põe em prática o melhor da sua ousadia criativa cinematográfica ao representar o pior da burguesia local por meio de uma alegoria tenebrosa, envolvendo costumes bem incomuns entre ricos e políticos.
A mostra CineBRPorto é uma correalização da Fundação Joaquim Nabuco e do Instituto Pernambuco-Porto Brasil sem fins lucrativos e contando, nesta edição 2024, com o apoio das distribuidoras brasileiras Embaúba Filmes e Sereia Filmes
—————————————–
Programação
Sexta-feira, 15 novembro (abertura)
20h – Corisco e Dadá (1h45) 16 anos
Sábado, 16 novembro
16h – A Filha do Palhaço (1h44) 16 anos
18h – Mais pesado é o céu (1h38) 16 anos
20h – O Clube dos Canibais (1h24) – 18 anos
Domingo, 17 novembro
17h – Estranho Caminho (1h24) 14 anos
19h – Quando eu me encontrar (1h17) 16 anos
– entrada franca, mediante capacidade do auditório (100 lugares)
—————————————–
FILMES
Corisco e Dadá (1h45) 16 anos
A Filha do Palhaço (1h44) 16 anos
Mais pesado é o céu (1h38) 16 anos
O Clube dos Canibais (1h24) – 18 anos
Estranho Caminho (1h24) 14 anos
Quando eu me encontrar (1h17) 16 anos
—————————————
SINOPSES
Corisco e Dadá (Brasíl, 1996)
105 minutos / 16 anos / Scope / Sereia Filmes. Ficção de Rosemberg Cariry. Com Chico Diaz, Dira Paes, Virginia Cavendish
Dadá foi sequestrada aos 12 anos de idade pelo cruel Capitão Corisco e passou a viver a difícil vida do cangaço. Aos poucos, surge um companheirismo entre os dois, capaz de transformar o ódio em um amor que muda a história do cangaceiro.
A Filha do Palhaço (Brasil, 2024)
104 min | 16 anos | Scope | Embaúba Filmes
Ficção. De Pedro Diógenes. Com Jesuíta Barbosa, Mateus Honori, Démick
Lopes.
Joana, uma adolescente de 14 anos, aparece para passar uma semana com
o pai, Renato, um humorista que apresenta seus shows em churrascarias,
bares e casas noturnas de Fortaleza, interpretando a personagem
Silvanelly. Apesar de mal se conhecerem, pai e filha terão que conviver
durante essa semana, vivendo novas experiências, que irão transformar
sua relação e suas vidas.
Mais Pesado é o Cèu (Brasil, 2024)
98 min / 16 anos / Scope / Sereia Filmes.
Ficão de Petrus Cariry. Com Matheus Nachtergaele, Ana Luiza Rios, Sílvia Buarque, Danny Barbosa, Buda Lira.
Após acolher uma criança abandonada, Teresa conhece Antônio e os dois iniciam uma jornada pelas estradas. O passado em comum, para eles, são as memórias de uma cidade submersa no fundo de uma represa. A vida é sonho, mas o futuro é a incerteza.
O Clube dos Canibais (Brasil, 2019)
84 min / 18 anos . Ficção de Guto Parente. Com Pedro Domingues, José Maria Alves, Rodrigo Capistrano, Rodrigo Fernandes, Tavinho Teixeira.
O filme mostra a história de Otavio e Gilda, um casal da elite brasileira que tem o hábito de comer seus empregados. Otavio é dono de uma empresa de segurança privada e é um dos principais membros do Clube dos Canibais. Quando Gilda acidentalmente descobre um segredo dos Borges, um poderoso político e líder do clube, ela e seu marido entram em um grande perigo.
Estranho Caminho (Brasil, 2024)
84 min | 14 anos | Flat | Embaúba Filmes
Ficção. De Guto Parente. Com Lucas Limeira, Carlos Francisco, Tarzia
Firmino.
Um jovem cineasta que visita sua cidade natal é surpreendido pelo rápido
avanço de uma pandemia e precisa encontrar seu pai, com quem não fala
há mais de dez anos. Depois do primeiro encontro, coisas estranhas
começam a acontecer.
Quando Eu Me Encontrar (Brasil, 2023)
77 min | 16 anos | Flat | Embaúba Filmes
Ficção. De Amanda Pontes e Michelline Helena. Com Luciana Souza, David
Santos, Pipa, Di Ferreira.
A partida de Dayane se desenrola na vida daqueles que ela deixou para
trás. Sua mãe, Marluce, faz de tudo para não demonstrar o choque que a
partida da filha lhe causou. A irmã mais nova de Dayane, Mariana, enfrenta
alguns problemas na nova escola onde está estudando. Antônio, noivo de
Dayane, se vê num vazio diante da partida dela e busca obsessivamente
por respostas.
0 Comentários