X

0 Comentários

Reportagens

“Salomé” no Festival de Brasília

Dirigido por André Antônio, o longa protagonizado por pessoas trans traz a mítica de Salomé para o Recife

Por Yuri Lins | 09.11.2024 (sábado)

– Com informações do assessoria do filme “Salomé”.

Salomé, o segundo longa-metragem do cineasta pernambucano André Antônio, terá sua estreia nacional na mostra competitiva do 57º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Produzido por Dora Amorim, Júlia Machado e Thaís Vidal, da Ponte Produtoras, em parceria com o coletivo Surto & Deslumbramento, o filme será lançado nos cinemas brasileiros pela Vitrine Filmes.

Em Salomé, pessoas trans são protagonistas e constroem narrativas subversivas que ampliam as possibilidades do cinema.

A trama acompanha Cecília, uma jovem modelo bem-sucedida que retorna a Recife para passar o Natal com a mãe. Ao reencontrar João, um antigo vizinho, ela é apresentada a um frasco misterioso contendo uma substância verde tóxica. Durante o reencontro, Cecília se vê atraída por João, mas logo descobre que ele faz parte de uma seita enigmática que cultua a figura de Salomé. Na tradição bíblica, Salomé é a filha de Herodias, famosa por sua dança sensual diante do rei Herodes, que, em troca, prometeu-lhe qualquer desejo. Com o incentivo de sua mãe, Salomé pediu a cabeça do pregador João Batista, tornando-se um símbolo de desejo e transgressão.

Em seu filme, André Antônio documenta e ficcionaliza junto a toda uma comunidade sexo-dissidente que existe no Recife.

Salomé coloca artistas e personagens trans como protagonistas de uma trama que ultrapassa temas tradicionais, como a transição de gênero e a violência, comumente abordados em narrativas sobre pessoas trans. O filme adota o formato de um melodrama inspirado por cineastas como Andy Warhol,  José Mojica Marins, Derek Jarman, Kenneth Anger e Julio Bressane, entregando uma experiência fabular e esteticamente intensa.  A produção conta com importantes nomes da cena queer brasileira, incluindo Aura do Nascimento e Renata Carvalho, e oferece a essas artistas uma abertura para explorar novas facetas estéticas e narrativas, respondendo a uma demanda por representatividade trans que ainda recebe pouca atenção.

O 57ª Festival de Brasília do Cinema Brasileiro acontecerá de 30 de novembro a 7 de dezembro de 2024.

Confira a programação completa em:

Mais Recentes

Publicidade

Publicidade