27ª Expect. / Retro. (2024) – Programação
Mostra bate seu recorde e exibe 67 produções, sendo 25 longas inéditos, em 15 dias
Por Luiz Joaquim | 02.12.2024 (segunda-feira)
– Na imagem em destaque, o filme Misericórdia, de Alain Guiraudie.
Chegaram as festas de final de ano e o Cinema da Fundação Joaquim Nabuco cumpre, pelo 27º ano, o seu compromisso em oferecer o melhor dos presentes para os cinéfilos. A 27ª Mostra Expectativa/Retrospectiva, que inicia nesta quinta-feira, 5/12, e segue até 19/12 oferece uma edição histórica, batendo seu próprio recorde, ao exibir 67 produções espalhadas por 15 dias em suas 3 salas de cinema no Recife (Derby, Museu e Porto).
As 137 sessões de cinema abarcam 52 longas–metragens (sendo 25 inéditos no Recife + 27 reprises), 5 curtas-metragens (compondo o projeto Eu não desisto de você) e os 10 videoclipes da sessão Música para ver.
– acesse a grada completa da programação clicando aqui e, ao final desse texto, veja sinopses de todas os filmes selecionados) –
Mais do que números, a Expectativa/Retrospectiva traz uma programação qualificada com o melhor que o cinema mundial produziu, com as 3 salas da Fundaj adiantando aos espectadores alguns títulos inéditos que todo o mundo irá falar em 2025.
A começar pelo francês Misericórdia, de Alain Guiraudie, exibido em Cannes e eleito, semana passada, pela revista Cahiers du Cinéma como o Melhor Filme de 2024. Aqui, o diretor de Um estranho no lago (2013) volta a nós provocar com um personagem intrigante, que desestabiliza a tudo e a todos pela sua energia sexual.
O filme exibe no sábado (7/12), às 22h, e forma a sessão perfeita com O intruso, de Bruce LaBruce, programado para a nossa sessão “À Meia-Noite te Levarei ao Cinema”, às 23h59 da mesma data. Neste seu novo petardo, LaBruce faz uma assombrosa adaptação do Teorema, de Pasolini, com cores e sexo berrantes.
O filme inédito que irá abrir a mostra – o americano Um homem diferente, de Aaron Shimberg – não é sexualmente impactante, mas vai provocar um tumulto ainda maior na cabeça do público que em 2024 foi nocauteado por A substância (também presente na mostra). Estrelado por Sebastian Stan, Um homem diferente chega para reforçar a competência do ator após sua comentada performance em O Aprendiz (também programado na mostra). Ainda no elenco, o fundamental Adam Pearson (de Sob a pele, 2013) neste que é talvez o papel da sua vida, e a norueguesa Renata Reinsve (melhor atriz em Cannes pelo divertido A pior pessoa do mundo, 2021).
Indo em outra direção, o da delicadeza, será exibido o japonês Sol de inverno, de Hiroshi Okuyama, que arrebatou corações em Cannes e em Toronto contando a fascinação de um tímido jovem por uma artística patinadora do gelo. O Hollywood Reporter, em Cannes, classificou o filme de Okuyama como uma “joia escondida” na programação do festival.
Também exibido em Cannes, o islandês Quando a luz arrebenta, de Rúnnar Runnarson, comove ao apresentar o drama de Una, a jovem amante secreta de um rapaz que morre em um acidente para, daí Una sofrer seu luto em o segredo de Kiara, a namorada de longa data do rapaz.
Já no primeiro final de semana da mostra está também programado o espanhol Redenção, de Icíar Bollaín. Tendo recebido 14 indicações ao Prêmio Goya e cinco em San Sebastián, o filme leva a tensão ao máximo ao contar a história de uma mulher que, 11 anos depois de seu marido ter sido morto por terroristas bascos da ETA, vai encontrar com um dos assassinos na prisão.
Também no idioma latino, mas vindo do Uruguai, há o documentário Os sonhos de Pepe, de Pablo Toro, que retrata a trajetória e os ideias de José “Pepe” Mujica, ex-presidente daquele país, que teve eleito, semana passada, um de seus discípulos, Yamandú Órsi, para o cargo de presidente.
Outro documento que merece atenção é o Ernest Cole: Achados e perdidos, de Raoul Peck (de Eu não sou o seu negro, 2016), que acompanha a trajetória de Ernest Cole, o primeiro fotógrafo freelancer negro a acompanhar o Apartheid na África do Sul. O filme foi eleito o melhor documentário em Cannes e deve concorrer ao Oscar 2025 em sua categoria.
O segundo final de semana exibe o alemão A arte do caos, de Thomas Arslan. O filme chamou a atenção no Festival de Berlim ao mostrar a trama de um meticuloso assalto de um ladrão que volta a ativa após 12 anos para roubar um famoso quadro de um museu. O alemão Arslan é um nome a ser observado no cinema mundial.
A rainha Isabelle Huppert está também na mostra pelo novo filme do aclamado sul-coreano Hong Sang-Soo: As aventuras de uma francesa também passou pelo Festival de Berlim e saiu de lá com o Grande Prêmio do Júri ao apresentar uma mulher que tocava flauta nos parques e que, para superar dificuldades financeiras, resolve dar aulas a duas mulheres na Coreia do Sul.
CLASSICOS RESTAURADOS – O filme Hong Sang-Soo é a última sessão da terça-feira (17/12) no Derby após a exibição de três clássicos de Truffaut – Na idade da Inocência, Jules et Jim e A história de Adele H, que o Cinema da Fundação reprisa após as sessões de outubro marcando os 40 anos da morte do mestre francês.
Mas a mostra exibe também, pela primeira vez no Recife, projeta quatro clássicos restaurados e em versão 4K de resolução. A incontornável Palma de Ouro de 1984, Paris,Texas, de Wim Wenders; Calígula: O corte final – a versão definitiva do chocante filme de Tinto Brass, com Malcolm MacDowell, Helen Mirren e Peter O’Toole. O filme, de 1979, volta aos cinemas após ter exibido em Cannes 2024 e traz cenas inéditas por uma reedição de Bob Guccione e Franco Rossellini.
Sucesso de público em 2005, quando foi lançado no Cinema da Fundação, o alemão Os Educadores (2004), de Hans Weingartner, será relançado no Brasil em 2025 ao completar seus 20 anos. A brincadeira séria de Weingartner ao criar os jovens ativistas de esquerda que invadem as casas de gente rica mudando os móveis de lugar e deixando bilhetes com o aviso – “Seus dias de fartura acabaram” – pegou a todos de surpresa no mundo, tornando o filme num cult da sua época.
Haverá também a especialíssima sessão de Brincando nos campos do senhor (1991) um colosso cinematográfico de Hector Babenco com estelar elenco hollywoodiano – John Lightow, Kathy Bates, Tom Berenger, Daryl Hannah, Tom Waits, além de Stênio Garcia, Nelson Xavier e José Dumont – sobre um casal de evangélicos com o filho pequeno que entra na selva amazônica para catequizar indígenas ainda arredios à noção de Deus.
A nova cópia do filme integra o projeto de restauro “Memória Hector Babenco”. A restauração utilizou o negativo original do filme preservado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. O projeto de restauro foi coordenado por Patrícia de Filippo, com execução da Quanta, e a correção de cor feita por Lauro Escorel, fotógrafo do filme à época.
BRASILEIROS / PERNAMBUCANOS – O Recife vai ver também pela primeira vez o novo trabalho de Marcelo Pedroso, Água capital, sobre a crônica falta d’água nas torneiras da maioria das casas periféricas na capital pernambucana, ainda que a água seja onipresente no Recife, seja pelos rios, seja chuvas que assombram moradores em diversas comunidades. Pedroso participa de um bate-papo após a sessão.
Dois novos trabalhos de Camilo Cavalcante também dão as caras pela primeira vez por aqui. Após a exibição recente na Mostra Internacional de São Paulo, o Recife verá o poeticamente provocador O palhaço de cara limpa, com Flávio (Flávio Renovatto) sofrendo a dor da separação de um amor ao mesmo tempo em que assiste o Golpe de 2016 pela televisão na casa tia, para onde se muda durante a pandemia. Sem trabalho ou perspectiva o artista vai para as ruas do Recife compartilhar a sua criação inspirada no livro A poética do devaneio, de Gaston Bachelard. A sessão será seguida por debate com a equipe do filme
O outro filme de Camilo é Rua da Aurora, refúgio de todos os sonhos (2023), pelo qual conhecemos migrantes de várias partes do mundo e de diferentes regiões do Brasil contando, em São Paulo, suas histórias. Revelando um mosaico humano que reflete suas experiências, pontos de vista, lutas, angústias e superações. O filme já foi exibido na Espanha, Portugal, Itália, Colômbia e Estados Unidos.
Lispectorante, novo trabalho de Renata Pinheiro coroteirizado com Serginho Oliveira, ganha também sessão especial + debate, apresentando ao Recife Glória Hartman (Marcélia Cartaxo) que atravessa uma crise existencial e financeira e decide voltar a sua cidade natal, em processo de abandono e lá, nas ruínas da casa onde morou Clarice Lispector, a mulher começa a ver cenas fantásticas. Renata, Serginho e aquipe participam de bate-papo pós sessão.
Um dia antes da exibição de Lispectorante, haverá também debate com a diretora Milena Times na sessão de seu primeiro longa-metragem: Ainda não é Amanhã.
Entre os títulos brasileiros inéditos estão o belo documentário Luiz Melodia: No coração do Brasil, de Alessandra Dorgan, e os dois mais recentes longas-metragens de Douglas Machado, Cipriano e a morte de Cipriano e A carta de Esperança Garcia. Outro título programado é Corpo presente, de Leonardo Barcelos, além de Brazyl: Uma ópera tragicômica, que apresenta, conforme diz o diretor José Walter Lima, “uma narrativa ficcional inspirada em fatos reais, através de um manifesto épico delirante sobre o Brasil contemporâneo, o zeitgeist – o espírito de uma época e suas raízes históricas encharcadas de coca-cola e hipocrisias”.
CURTAS E VIDEOCLIPES – Após o debate de Lispectorante, na sexta-feira (13/12), no Derby, o público está convidado a uma experiência gratuita e dançante na sessão Música para ver (às 23h) pela qual serão projetados em FullHD videoclipes que merecem uma tela grande pela natureza cinematográfica dessas produções. São obras que ilustram músicas do Massive Attack, David Bowie, New Order, The Verve, Daft Punk e Peter Gabriel. A sessão encerra com um videclipe surpresa, exibido em sua nova versão 4K.
Dias antes, na segunda-feira (9/12), a partir das 19h, a mostra apresenta os cinco episódios da série Eu não desisto de você dirigido por Carla Sarmento, que procurou reavivar o nome de Ana Vasconcelos, importante referência na pauta feminina e humanitária de Pernambuco mas “que caiu no esquecimento após sua morte em 2009”. Nos episódios, a pedagoga Maria Betânia da Silva percorre as ruas e as casas de mulheres que foram meninas de rua. A sessão acontece na véspera da data em que se celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos.
SESSAO SURPRESA – Numa ação inédita, a 27ª Expectativa/Retrospectiva, em parceria com a Diamond Filmes, irá oferecer uma sessão gratuita para espectadores do Cinema da Fundação. A Sessão Surpresa vai encerrar a mostra às 20h30 da quinta-feira (19/12) exibindo em primeiríssima mão e com exclusividade no Cinema da Fundação um dos filmes mais esperados filmes do início de 2025.
Pares de convites para a Sessão Surpresa serão sorteados entre os espectadores ao longo da programação, no início das seguintes sessões:
7 de dezembro
17h40 – Sol de Inverno (PORTO)
21h50 – Misericórdia (DERBY)
23h59 – O Intruso (DERBY)
8 de dezembro
16h – Paris, Texas (DERBY)
11 de dezembro
18h40 – Dying: A Arte do Caos (PORTO)
13 de dezembro
20h15 – Lispectorante (DERBY)
23h – Música para ver (DERBY)
14 de dezembro
20h – A Arte do Caos (DERBY)
22h – Os Educadores (DERBY)
15 de dezembro
19h30 – Ernest Cole: Achados e Perdidos (DERBY)
17 de dezembro
20h – As Aventuras de Uma Francesa (DERBY)
18 de dezembro
20h – Brincando nos Campos do Senhor (DERBY)
PASSAPORTE – Um outro presente valioso para qualquer cinéfilo é o Passaporte Expectativa/Retrospetiva que volta a existir nesta edição do evento. Na sessão das 20h10 da quinta-feira 5 de dezembro, do filme Um Homem Diferente, serão sorteados 3 cartões passaporte que dão acesso individual e gratuito, sem passar pela bilheteria, a qualquer uma das 137 sessões da mostra, entre 5 e 19 de dezembro, nas 3 salas do Cinema da Fundação.
É Papai Noel chegando mais cedo no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco.
Aqui a programação e sinopses de todos os filmes da 27a Expectativa/Retrospectiva
DERBY
QUINTA – 5 nov.
14h – Retrato de Um Certo Oriente
(Retrato de um certo Oriente, Brasil, 2024). De Marcelo Gomes. Com Wafa’a Celine Halawi, Charbel Kamel, Zakaria Kaakour
Em 1949, Emilie e Emir, irmãos católicos, deixam o Líbano, devastado pela guerra, e partem para o Brasil em busca de uma nova vida. Durante a viagem, Emilie se envolve com Omar, um comerciante muçulmano, o que provoca a reação de seu irmão, que tenta separar o casal por causa das diferenças religiosas. Após um confronto, Emir fica gravemente ferido, forçando Emilie a buscar refúgio em uma aldeia indígena. Já em Manaus, ela toma uma decisão que mudará o destino de todos. Assim como em seu filme “Joaquim” (2017), Marcelo Gomes revisita as histórias fundacionais do Brasil ao adaptar o romance de Milton Hatoum. O filme constrói um relato sensível sobre a imigração no país, com sua mistura de culturas, memórias e identidades, convidando o espectador a refletir sobre o significado de pertencer a um lugar.
O2 Play / 16 anos / DCP / Ficção / Flat / 92 min
15h50 – A Contadora de Filmes
(La contadora de películas, França, Espanha, 2024). De Lone Scherfig. Com Daniel Brühl, Bérénice Bejo, Antonio de La Torre
Em uma cidade isolada no deserto do Atacama, no Chile, María Margarita, de 9 anos, encontra no cinema seu único refúgio. Quando a família enfrenta dificuldades financeiras, apenas um dos filhos poderá continuar frequentando as sessões. Escolhida para narrar as histórias que assiste, María usa palavras e imagens para transformar a vida de sua comunidade, transportando todos a mundos fantásticos que contrastam com sua dura realidade. “A Contadora de Filmes”, dirigido por Lone Scherfig, adapta o best-seller de Hernán Rivera Letelier, com roteiro do brasileiro Walter Salles, Isabel Coixet e Rafa Russo. Walter Salles também integra a 27ª Mostra Expectativa / Retrospectiva com o aclamado “Ainda Estou Aqui”.
Diamond / 14 anos / DCP / Ficção / Scope / 116 min
18h10 – Herege
(Heretic, Reino Unido, Irlanda, 2024). De Scott Beck, Bryan Woods. Com Hugh Grant, Sophie Thatcher, Chloe East.
“Herege”, do estúdio A24, segue as missionárias Paxton e Barnes em uma tentativa de converter uma comunidade apática. Elas encontram o Sr. Reed, que parece receptivo à fé, mas revela intenções sombrias, colocando-as em uma armadilha mortal. Hugh Grant, conhecido por comédias românticas como “Um Lugar Chamado Notting Hill” (1999), assume o papel do vilão, consolidando sua passagem para personagens desafiadores, transitando do humor caricatural de um Oompa-Loompa em “Wonka” (2023) para papeis mais sombrios e assustadores, como na minissérie da HBO “The Undoing” (2020).
Diamond / 16 anos / DCP / Ficção / Flat / 110 min / Inédito
20h10 – Um Homem Diferente
(A Different Man, EUA, 2024). De Aaron Schimberg. Com Sebastian Stan, Renate Reinsve, Adam Pearson.
Em “Um Homem Diferente”, Edward (Sebastian Stan), um aspirante a ator, passa por um procedimento experimental para alterar sua aparência, acreditando ter alcançado o rosto ideal para o papel dos seus sonhos. Após perder a oportunidade, a transformação torna-se uma maldição, levando-o ao desespero e horror. O filme explora as pressões dos padrões de beleza e dialoga com “A Substância”, também exibido na 27ª Mostra Expectativa / Retrospectiva. Sebastian Stan, conhecido pelas franquias blockbuster da Marvel, consolida sua trajetória no cinema independente, com destaque também para “O Aprendiz” (2024), presente na mesma programação.
Clube Filmes / 16 anos / DCP / Ficção / Flat / 112 min / Inédito
SEXTA – 6 nov.
16h20 – Retrato de Um Certo Oriente (Reprise)
(Retrato de um certo Oriente, Brasil, 2024). De Marcelo Gomes. Com Wafa’a Celine Halawi, Charbel Kamel, Zakaria Kaakour
O2 Play / 16 anos / DCP / Ficção / Flat / 92 min
18h10 – A Contadora de Filmes (Reprise)
(La contadora de películas, França, Espanha, 2024). De Lone Scherfig. Com Daniel Brühl, Bérénice Bejo, Antonio de La Torre
Diamond / 14 anos / DCP / Ficção / Scope / 116 min
20h30 – Calígula
(Caligula, Itália, EUA, 1979). De Tinto Brass. Com Malcolm McDowell, Peter O’Toole, Helen Mirren.
“Calígula” (1979), dirigido por Tinto Brass, retrata a transformação do imperador romano de líder promissor a tirano, abordando corrupção, poder e violência no Império Romano, com uma mistura de história e ficção. Famoso pelas cenas explícitas de sexo, grande parte delas foi adicionada pelo produtor Bob Guccione, magnata da revista Penthouse, que as filmou separadamente. Em 2024, a versão restaurada “Calígula: A Edição Final” trouxe material recuperado, animações do artista Dave McKean e maior fidelidade ao roteiro original de Gore Vidal, mantendo o tom transgressor da obra.
A2 Filmes / 18 anos / DCP / Ficção / Scope / 178 min / Inédito
SÁBADO – 7 nov.
20h – Quando a Luz Arrebenta
(Ljósbrot, Islândia, Holanda,Croácia,França, 2024). De Rúnar Rúnarsson.Com Elín Hall, Mikael Kaaber, Katla Njálsdóttir, Baldur Einarsson, Gunnar Hrafn Kristjánsson, Ágúst Wigum
“Quando a Luz Arrebenta” acompanha Una, uma jovem islandesa que enfrenta um luto silencioso e guarda um segredo inconfessável. Durante o verão, ela se envolve com Diddi, namorado de sua amiga Klara, mas o romance é interrompido pela morte dele em um acidente. O diretor Rúnar Rúnarsson retrata com sensibilidade como os jovens lidam com o luto na adolescência, quando a repressão emocional intensifica sentimentos conflitantes. Enquanto Klara e os amigos de Diddi buscam consolo, Una carrega sozinha o peso de sua dor e de seu segredo.
/Filme de abertura da mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes
Imovision / 14 anos / DCP / Ficção / Flat / 82 min / Inédito
21h50 – Misericórdia
(Miséricorde, Fra., Esp., Port., 2024). De Alain Guiraudie. Com Félix Kysyl, Catherine Frot, Jacques Develay.
Jérémie volta à sua cidade natal para o funeral do seu primeiro patrão, o padeiro do vilarejo. Ao chegar, ele decide permanecer por mais algum tempo ao lado de Martine, a víuva do homem. Sua presença acaba perturbando o ambiente ao criar uma tensão com o filho da mulher, Vincent. Um desaparecimento, um vizinho ameaçador e um padre com estranhas intenções formam o cenário deste novo trabalho do diretor de Um estranho no lago (2013). É o filme perfeito ao lado de “O intruso” (2024), de Bruce LaBruce, quando pessoas aparecem para desestabilizar a tudo e a todos pela sua energia sexual. Exibido no Festival de Cannes 2024 / Eleito melhor filme do ano pela Cahiers du Cinéma.
Zeta Filmes / 18 anos / DCP / Ficção / Scope / 102 min. / Inédito
23h59 – À MEIA-NOITE TE LEVAREI AO CINEMA – O Intruso
(The Visitor, Reino Unido, 2024). De Bruce LaBruce. Com Bispo Black, Macklin Kowal, Amy Kingsmill, Ray Filar.
Em Londres, nos dias de hoje, um refugiado emerge nu de uma mala abandonada às margens do rio Tâmisa. O estranho é acolhido por uma família rica, que o emprega como funcionário. Porém, sua presença desencadeia uma série de relações sexuais com cada membro da casa, desestruturando completamente a dinâmica familiar. Inspirando-se no clássico “Teorema” (1968), de Pier Paolo Pasolini, o realizador Bruce LaBruce traz em “O Intruso” uma narrativa provocativa que desnuda os desejos reprimidos e as hipocrisias da elite burguesa, enquanto desafia tabus e investiga os entrelaçamentos de poder, sexualidade e transformação. Seu estudo sobre o desejo estabelece uma interessante conexão com “Misericórdia” (2024), de Alain Guiraudie, que também integra a programação da 27ª Mostra Expectativa / Retrospectiva.
/Seleção Oficial do Festival de Berlim 2024 – Mostra Panorama
Imovision / 18 anos / DCP / Ficção / Scope / 101 min / Inédito
DOMINGO – 8 NOV.
14h – Rua da Aurora: Refúgio de Todos os Sonhos
(Rua da Aurora: Refúgio de Todos os Sonhos, Brasil, 2023). Direção: Camilo Cavalcante.
Na Rua Aurora, no centro esquecido de São Paulo, migrantes de diferentes partes do Brasil e do mundo compartilham histórias de luta, angústia e superação. Palco de sonhos interrompidos e recomeços, a rua reflete a invisibilidade e o silêncio que marcam a vida de seus habitantes. Dirigido pelo pernambucano Camilo Cavalcante, o filme oferece um retrato direto das experiências de quem vive à margem da metrópole.
Imovision / 14 anos / DCP / Documentário / Flat / 94 min / Inédito
16h – Paris, Texas
(Paris, Texas, EUA, Alemanha, 1984). De Wim Wenders. Com Harry Dean Stanton, Nastassja Kinski, Dean Stockwell.
Paris, Texas (1984), de Wim Wenders e roteiro de Sam Shepard, acompanha Travis Henderson, que reaparece misteriosamente após quatro anos desaparecido, sem memória de seu passado. Resgatado por seu irmão, ele tenta reconstruir sua vida, entender o rompimento com sua esposa e filho, e enfrentar as consequências de suas escolhas. Em uma jornada que o leva a Houston, Travis busca reconectar-se com a família em um melancólico retrato sobre laços familiares e redenção.
/Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1984
O2 Play / 12 anos / DCP / Ficção / Flat / 146 min / Inédito
18h50 – A Contadora de Filmes (Reprise)
(La contadora de películas, França, Espanha, 2024). De Lone Scherfig. Com Daniel Brühl, Bérénice Bejo, Antonio de La Torre
Diamond / 14 anos / DCP / Ficção / Scope / 116 min
SEGUNDA – 9 nov.
14h50 – Retrato de Um Certo Oriente (Reprise)
(Retrato de um certo Oriente, Brasil, 2024). De Marcelo Gomes. Com Wafa’a Celine Halawi, Charbel Kamel, Zakaria Kaakour
O2 Play / 16 anos / DCP / Ficção / Flat / 92 min
16h45 – A Contadora de Filmes (Reprise)
(La contadora de películas, França, Espanha, 2024). De Lone Scherfig. Com Daniel Brühl, Bérénice Bejo, Antonio de La Torre
Diamond / 14 anos / DCP / Ficção / Scope / 116 min
19h – Eu Não Desisto de Você
(Eu Não Desisto de Você, Brasil, 2024). De Carla Sarmento. Com Betânia da Silva
A série biográfica “Eu não desisto de você” homenageia Ana Vasconcelos, ex-presidente da Casa de Passagem, no Recife, que atuou contra a violência e a exploração sexual de meninas em situação de rua. Dirigida por Carla Sarmento, a série em cinco episódios revisita histórias de ex-moradoras da ONG, marcadas pela atuação de Ana nos anos 1990. Betânia, psicopedagoga e uma das beneficiadas, busca outras mulheres impactadas pela instituição. O documentário também aborda a luta pela reabertura da Casa de Passagem, fechada durante a pandemia por falta de recursos. Os cinco episódios serão exibidos, seguidos de um debate com a diretora.
Ouriço Filmes / 14 anos / Digital / Documentário / Flat / 130 min / Inédito
TERÇA – 10 nov.
14h40 – A Substância
(The Substance, EUA, Reino Unido, 2024). De Coralie Fargeat. Com Margaret Qualley, Dennis Quaid, Demi Moore.
“A Substância” é um thriller sobre Elisabeth Sparkle, uma ex-celebridade em crise que recorre a um laboratório secreto para rejuvenescer. “A Substância” ingerida cria Sue, uma versão mais jovem de si mesma, e ambas passam a dividir o mesmo corpo. À medida que a disputa pelo controle de sua identidade se intensifica, Elisabeth mergulha em um pesadelo de transformação e perda de autonomia. O filme reflete os perigos da busca obsessiva pela perfeição estética e os limites da manipulação da natureza humana, temas também presentes em “Um Homem Diferente”, de Aaron Schimberg, que também exibe na 27ª Mostra Expectativa / Retrospectiva.
Imagem Filmes / 18 anos / DCP / Ficção / Flat / 140 min / Retrospectiva
17h20 – A Transformação de Canuto
(A Transformação de Canuto, Brasil, 2024). De Ariel Kuaray Ortega, Ernesto de Carvalho.
Na aldeia Mbyá-Guarani, entre o Brasil e a Argentina, a história de Canuto, um homem transformado em onça que morreu tragicamente, permanece viva na memória coletiva. Durante a produção de um filme para reconstituir sua trajetória, a comunidade enfrenta a questão de quem deve interpretar Canuto. Dirigido pelo cineasta Mbyá-Guarani Ariel Kuaray Ortega (Bicicletas de Nhanderú) e o realizador aliado Ernesto de Carvalho (Martírio), “A Transformação de Canuto” reflete sobre as possibilidades do cinema ao integrar saberes ancestrais, criando um filme-processo que transcende as convenções cinematográficas e incorpora as poéticas da comunidade.
Descoloniza Filmes / 12 anos / DCP / Ficção / Flat / 130 min / Inédito
20h – Água Capital
(Água Capital, Brasil, 2024). De Marcelo Pedroso de Jesus.
Em Recife, a água é ao mesmo tempo essencial e fonte de contradições. Embora esteja presente em toda a cidade, sua escassez nas torneiras afeta a vida de muitos. Paralelamente, as chuvas geram temor nas noites dos moradores das áreas de risco, que convivem com o risco de alagamentos e desabamentos. “Água Capital” investiga esse paradoxo urbano, explorando como a escassez e o excesso de água moldam a realidade da população recifense.
Livre / DCP / Documentário / Scope / 63 min / Inédito
QUARTA – 11 nov.
15h – Herege – (Reprise)
(Heretic, Reino Unido, Irlanda, 2024). De Scott Beck, Bryan Woods. Com Hugh Grant, Sophie Thatcher, Chloe East.
Diamond / 16 anos / DCP / Ficção / Flat / 110 min / Inédito
17h10 – A Contadora de Filmes (Reprise)
(La contadora de películas, França, Espanha, 2024). De Lone Scherfig. Com Daniel Brühl, Bérénice Bejo, Antonio de La Torre
Diamond / 14 anos / DCP / Ficção / Scope / 116 min
19h30 – O Palhaço de Cara Limpa
(O Palhaço de Cara Limpa, Brasil, 2024). De Camilo Cavalcante. Com Flávio Renovatto, Maria da Guia de Oliveira da Silva, Alex Lucena.
Flávio, um ator em crise, retorna à casa de sua mãe em Recife e decide levar uma récita teatral inspirada no livro A Poética do Devaneio, de Gaston Bachelard, para as ruas da cidade, diante da falta de espaço nos palcos. O ano é 2016, e o Brasil vive um momento de instabilidade política com o impeachment de Dilma Rousseff. Enquanto o país enfrenta crises profundas, Flávio busca na arte uma forma de resistência. O cineasta Camilo Cavalcante revisita esse momento histórico crucial, que marcou o colapso político e social do Brasil, cujos efeitos ainda perduram. Ao retornar ao princípio dessa ruína, o realizador encontra o desejo de utopia, ainda essencial para aqueles que enfrentam os desafios do país. Sessão com debate com o realizador;
Lira Filmes / 14 anos / DCP / Ficção / Flat / 80 min / Inédito
QUINTA – 12 nov.
15h30 – Retrato de Um Certo Oriente (Reprise)
(Retrato de um certo Oriente, Brasil, 2024). De Marcelo Gomes. Com Wafa’a Celine Halawi, Charbel Kamel, Zakaria Kaakour
O2 Play / 16 anos / DCP / Ficção / Flat / 92 min
17h20 – Um Homem Diferente (Reprise)
(A Different Man, EUA, 2024). De Aaron Schimberg. Com Sebastian Stan, Renate Reinsve, Adam Pearson.
Clube Filmes / 16 anos / DCP / Ficção / Flat / 112 min / Inédito
19h40 – Ainda Não é Amanhã
(Ainda Não é Amanhã, Brasil, 2024). De Milena Times. Com Mayara Santos, Bárbara Vitória, Clau Barros, Cláudia Conceição, Guta Menelau.
Janaína , uma jovem negra de 18 anos, vive com sua mãe e avó em um modesto apartamento na periferia do Recife. A história acompanha sua jornada de amadurecimento enquanto ela busca ser a primeira da família a conquistar um diploma universitário. Quando Janaína descobre que está grávida, suas perspectivas sobre o futuro e sobre a trajetória de sua família começam a se transformar. O filme aborda, de forma pessoal e contudente, a experiência da gravidez na adolescência e as repercussões da criminalização do aborto no Brasil. Sessão com debate com a realizadora.
Embaúba Filmes / 14 anos / DCP / Ficção / Flat / 76 min / Inédito
SEXTA – 13 nov.
18h20 – Stop Making Sense
(Stop Making Sense, Brasil, 1984). De Jonathan Demme. Com David Byrne, Bernie Worrell, Alex Weir.
“Stop Making Sense” registra a turnê de 1983 da banda Talking Heads, com três shows realizados em Hollywood. Dirigido por Jonathan Demme, o filme destaca a performance da banda, focando nas músicas dos álbuns “Remain in Light” (1980) e “Speaking in Tongues” (1983). A produção se diferencia ao transformar o show de rock em uma experiência cinematográfica, utilizando técnicas de edição, tomadas e iluminação para ampliar a apresentação ao vivo. A versão remasterizada em 4K oferece uma imersão mais intensa, revelando a potência e a originalidade da banda nova-iorquina em sua máxima expressão.
O2 Play / 12 anos / DCP / Documentário / Scope / 76 min / Retrospectiva
20h15 – Lispectorante
(Lispectorante, Brasil, 2024). De Renata Pinheiro. Com Marcélia Cartaxo, Grace Passô, Pedro Wagner, Tavinho Teixeira, Karina Buhr.
Glória Hartman (Marcélia Cartaxo), em crise existencial e financeira, retorna a Recife e se depara com as ruínas da casa onde viveu a escritora Clarice Lispector, um lugar negligenciado pelo tempo e pelo poder público. Ao explorar o local, ela encontra uma fenda que a conecta a visões extraordinárias, desafiando sua percepção da realidade e a levando a um mundo interno desconhecido. “Lispectorante” é mais um mergulho da diretora Renata Pinheiro (Amor, Plástico e Barulho) no cinema inventivo, com Recife como cenário e inspiração. Sessão com debate com a realizadora.
Embaúba Filmes / 12 anos / DCP / Ficção / Scope / 90 min / Inédito
23h – Música Para Ver (sessão gratuita)
Experiência gratuita e na sessão “Música para ver”, que traz videoclipes icônicos e cinematográficos de artistas como Massive Attack, David Bowie, New Order, The Verve, Daft Punk e Peter Gabriel. Através dessas produções, que marcaram gerações e definiram estilos, o público será convidado a explorar o impacto visual da música, com a chance de se deixar envolver pela energia das imagens e, quem sabe, até dançar. A sessão encerra com um videoclipe surpresa, exibido em sua nova versão 4K.
SÁBADO – 13 nov.
17h50 – Um Homem Diferente (Reprise)
(A Different Man, EUA, 2024). De Aaron Schimberg. Com Sebastian Stan, Renate Reinsve, Adam Pearson.
Clube Filmes / 16 anos / DCP / Ficção / Flat / 112 min / Inédito
20h – A Arte do Caos
(Verbrannte Erde, Alemanha, 2024). De Thomas Arslan. Com Mišel Matičević, Marie Leuenberger, Alexander Fehling, Tim Seyfi.
Após dez anos longe de Berlim, o criminoso Trojan retorna à cidade em busca de uma saída para sua grave crise financeira. Ao receber uma proposta para roubar uma pintura valiosa de Caspar David Friedrich, ele aceita, mas o plano rapidamente sai do controle. À medida que a missão se complica, os verdadeiros objetivos de Trojan e seu parceiro emergem, colocando todos em risco. “A Arte do Caos” oferece uma visão crua e realista de Berlim, sem os clichês típicos de filmes de assalto, com uma narrativa direta e estética simples, ecoando o minimalismo do cinema de Robert Bresson.
/Concorreu ao Prêmio Panorama do Público de Melhor Longa-Metragem no Festival de Berlim, 2024.
Imovision / 14 anos / DCP / Ficção / Scope / 101 min / Inédito
22h – Os Educadores
(Edukators, Alemanha, 2004). De Hans Weingartner. Com Julia Jentsch, Stipe Erceg, Daniel Brühl.
Dirigido por Hans Weingartner, “Os Educadores” (2004) celebra 20 anos com uma nova cópia em 4K. O filme segue Jan, Peter e Jule, três amigos que invadem mansões de luxo, deixando bilhetes para alertar os ricos sobre o fim de sua abundância. Quando Jule se junta aos rapazes, um plano contra o empresário Hardenberg sai do controle, resultando em um sequestro improvisado. Com críticas à sociedade contemporânea e reflexões sobre juventude e resistência, a obra continua relevante diante das crescentes desigualdades sociais e da urgência de mobilização política.
/Indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2004
O2 Play / 16 anos / DCP / Ficção / Scope / 126 min / Inédito
DOMINGO – 15 nov.
14h – Ervas Secas
(Kuru Otlar Üstüne, Turquia, França, Alemanha, 2023). De Nuri Bilge Ceylan. Com Deni̇z Celi̇loğlu, Merve Di̇zdar, Musab Eki̇ci̇, Ece Bağci.
“Ervas Secas” acompanha Samet, um professor de arte em uma aldeia isolada na Turquia, acusado de assédio sexual após esconder uma carta de amor de uma aluna. O filme investiga suas angústias internas e as complexas relações com aqueles ao seu redor, enquanto lida com a tensão entre ser vítima de uma acusação falsa e ser o autor de uma mentira. Nuri Bilge Ceylan, em sua direção, mescla vastas paisagens com diálogos intimistas, convidando o espectador a refletir sobre os valores que moldam nossas escolhas.
/Vencedor do prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes 2023 para Merve Dizdar
Imovision / 14 anos / DCP / Ficção / Scope / 197 min / Retrospectiva
17h40 – O Sol de Inverno
(Boku No Ohisama, Japão, França, 2024). De Hiroshi Okuyama. Com Sōsuke Ikematsu, Keitatsu Koshiyama, Kiara Nakanishi.
Em uma ilha japonesa, onde o inverno é marcado por competições escolares de hóquei no gelo, Takuya, um jovem introspectivo, se encanta pela patinadora artística Sakura. Ao perceber seu potencial, Arakawa, técnico de Sakura, convida-o a formar uma dupla com ela para uma competição. Enquanto treinam, Takuya e Sakura desenvolvem um vínculo profundo e harmonioso, até que mudanças inesperadas ameaçam transformar suas vidas.
/Première mundial no Festival de Cannes de 2024, integrando a mostra Un Certain Regard.
Michiko Filmes / 10 anos / DCP / Ficção / Scope / 90 min / Inédito
19h30 – Ernest Cole: Achados e Perdidos
(Ernest Cole: Lost and Found, EUA, 2024). De Raoul Peck.
Ernest Cole, fotógrafo sul-africano, foi o primeiro a expor as brutalidades do apartheid ao mundo com seu livro “House of Bondage”, publicado em 1967, quando tinha 27 anos. Sua obra o levou ao exílio, onde viveu até sua morte. Narrado e dirigido por Raoul Peck, o documentário acompanha a trajetória de Cole, seu ativismo e sua indignação com a indiferença do Ocidente diante das atrocidades do regime. O filme também revela como, em 2017, 60.000 negativos de seu trabalho foram encontrados em um cofre bancário na Suécia, desvelando novas camadas do apagamento ao qual foi submetido. É um documentário de restituição histórica.
/Vencedor do Golden Eye no Festival de Cannes.
Imovision / 12 anos / DCP / Documentário / Flat / 106 min / Inédito
SEGUNDA – 16 nov.
14h – Retrato de Um Certo Oriente (Reprise)
(Retrato de um certo Oriente, Brasil, 2024). De Marcelo Gomes. Com Wafa’a Celine Halawi, Charbel Kamel, Zakaria Kaakour
O2 Play / 16 anos / DCP / Ficção / Flat / 92 min
15h50 – Monster
(Kaibutsu, Japão, 2023). De Hirokazu Kore-eda. Com Sakura Andô, Eita Nagayama, Soya Kurokawa.
Quando seu filho Minato começa a agir de forma estranha, a mãe solteira Saori desconfia que algo está errado. Ao investigar, ela descobre que um dos professores pode ser o responsável e decide invadir a escola em busca de respostas. A história se desenrola pelas perspectivas da mãe, do professor e da criança, revelando verdades inesperadas. Dirigido por Hirokazu Kore-eda (Assuntos de Família), o filme cria um jogo de perspectivas, investigando a incomunicabilidade entre os personagens, os silêncios significativos e os gestos contidos, que desvendam aos poucos a pujança do drama.
Imovision / 14 anos / DCP / Ficção / Scope / 127 min / Retrospectiva
18h15 – O Aprendiz
(The Apprentice, EUA, 2024). De Ali Abbasi. Com Sebastian Stan, Jeremy Strong, Maria Bakalova.
“O Aprendiz”, dirigido por Ali Abbasi (Holy Spider), retrata os primeiros anos de Donald Trump nas décadas de 1970 e 1980, quando se destacou no mercado imobiliário. Sebastian Stan interpreta um jovem Trump, que, sob a orientação do advogado Roy Cohn (Jeremy Strong), é inserido nos círculos de poder de Nova York. O filme explora como essa relação moldou sua carreira e ajudou a consolidar sua imagem de empresário pop star. Stan entrega uma de suas melhores atuações e também pode ser visto em “Um Homem Diferente”, presente na mostra 27ª Mostra Expectativa / Retrospectiva.
Diamond Films / 16 anos / DCP / Ficção / Flat / 120 min / Retrospectiva
20h30 – Um Homem Diferente (Reprise)
(A Different Man, EUA, 2024). De Aaron Schimberg. Com Sebastian Stan, Renate Reinsve, Adam Pearson.
Clube Filmes / 16 anos / DCP / Ficção / Flat / 112 min / Inédito
TERÇA – 17 nov.
14h – Na Idade da Inocência
(L’argent de Poche, França, 1976). De François Truffaut. Com François Truffaut, Georges Desmouceaux, Philippe Goldman.
Em uma pequena cidade do interior, um grupo de crianças vive as últimas semanas do ano escolar, aguardando ansiosamente as férias. Bruno, Patrick, Laurent, Mathieu, Franck e Martine se aventuram em suas descobertas e travessuras, lidando com seus próprios desejos e inquietações. A rotina escolar é marcada pelos professores, a Senhorita Petit e o Sr. Richet, que tentam, de forma compassiva e engenhosa, manter a atenção dos alunos enquanto se aproximam os dias de descanso. Entre risos e desilusões, a inocência das crianças se mescla com o início de uma nova fase de suas vidas.
12 anos / DCP / Ficção / Flat / 105 min / Retrospectiva
16h – Jules et Jim
(Jules et Jim, França, 1962). De François Truffaut. Com Jeanne Moreau, Oskar Werner, Henri Serre.
“Jules e Jim” se passa em Paris, 1912, e acompanha a história de dois amigos, Jules e Jim, que se apaixonam por Catherine. No final, Jules se casa com ela, mas a Primeira Guerra Mundial separa o trio. Em 1918, eles se reencontram, e Catherine, que já não ama Jules, se apaixona por Jim. O filme reflete as mudanças culturais dos anos 60, com temas como liberdade sexual e a música pop. Como marco da Nouvelle Vague, Truffaut introduz uma nova forma de contar histórias: fluida, aberta ao improviso, com baixo orçamento e centrada, especialmente, nas relações de amizade.
10 anos / DCP / Ficção / Scope / 105 min / Retrospectiva
18h – A História de Adele H.
(L’histoire d’Adèle H., França, 1975). De François Truffaut. Com Isabelle Adjani, Bruce Robinson, Ivry Gitlis.
Em 1863, em Halifax, uma jovem mulher chamada Lewly chega à cidade em busca do tenente Albert Pinson, por quem é obcecada, apesar de ele não corresponder aos seus sentimentos. Na verdade, ela é Adèle Hugo, filha mais nova de Victor Hugo, o escritor de “Os Miseráveis”. Consumida pela paixão não correspondida, Adèle mergulha em um crescente desespero. Através de suas cartas, diários e ações desesperadas, acompanhamos a destruição de uma jovem mulher dominada por um amor impossível. Na fase madura de François Truffaut, “A História de Adèle H.” abandona a fluidez de “Jules e Jim” para adotar uma abordagem mais contida, na qual o rosto e os gestos de Isabelle Adjani se tornam a matéria-prima com a qual o diretor molda a tragédia da protagonista.
12 anos / DCP / Ficção / Scope / 100 min / Retrospectiva
20h – As Aventuras de uma Francesa
(Yeohaengjaui Pilyo, Coreia do Sul, 2024). De Hong Sang-soo. Com Isabelle Huppert, Kwon Hae Hyo, Yunhee Cho, Kim Seung-Hyeon.
Em “As Aventuras de uma Francesa”, Iris, interpretada por Isabelle Huppert, chega a Seul após perder sua fonte de renda e passa a buscar alívio na bebida típica local, o makgeolli, enquanto tenta lidar com a incerteza de seu futuro. Com seu estilo minimalista, Hong Sang-soo constrói uma atmosfera fluida e realista, marcada por diálogos e planos longos, além de incorporar improvisações nas filmagens.
Pandora Filmes / 12 anos / DCP / Ficção / Scope / 90 min / Inédito
QUARTA – 18 nov.
15h – A Substância (Reprise)
(The substance, EUA, Reino Unido, 2024). De Coralie Fargeat. Com Margaret Qualley, Dennis Quaid, Demi Moore.
Imagem Filmes / 18 anos / DCP / Ficção / Flat / 140 min / Retrospectiva
17h40 – Um Homem Diferente (Reprise)
(A Different Man, EUA, 2024). De Aaron Schimberg. Com Sebastian Stan, Renate Reinsve, Adam Pearson.
Clube Filmes / 16 anos / DCP / Ficção / Flat / 112 min / Inédito
20h – Brincando nos Campos do Senhor
(Brincando nos Campos do Senhor, EUA, Brasil, 1991). De Héctor Babenco. Com Tom Berenger, John Lithgow, Daryl Hannah.
Na selva amazônica, um casal de missionários evangélicos e seu filho buscam converter uma tribo indígena ao cristianismo, enquanto o sociólogo Martin Quarrier observa com curiosidade. A chegada de Lewis Moon, um mercenário de raízes indígenas, desestabiliza o equilíbrio entre crenças cristãs e tradições locais. Confrontado pela floresta e por suas origens, Moon questiona sua identidade, desencadeando conflitos que desafiam todos os envolvidos. Com Tom Berenger, John Lithgow, Daryl Hannah e trilha de Zbigniew Preisner, “Brincando nos Campos do Senhor” marca uma das incursões de Hector Babenco em Hollywood
/Concorrente ao Globo de Ouro de Melhor Trilha Sonora em 1992.
HB Filmes / 16 anos / DCP / Ficção / Scope / 189 min / Inédito
QUINTA – 19 nov.
20h30 – Sessão Surpresa – Entrada franca.
MUSEU
QUINTA – 5 nov.
14h – Os Sonhos de Pepe (1h26)
(Los sueños de Pepe, Uruguai, 2024). De Pablo Trobo. Com José Mujica
Dirigido por Pablo Trobo, “Os Sonhos de Pepe” é o primeiro filme de uma trilogia sobre o ex-presidente uruguaio José Mujica. O documentário explora momentos-chave de sua vida, mostrando um homem que desafiou convenções para promover mudanças no país. Através de suas viagens, Mujica compartilha suas convicções sobre democracia, justiça social e políticas progressistas. Em um contexto de crise climática, sua mensagem sobre repensar o modelo de desenvolvimento se torna ainda mais urgente, fazendo do filme um alerta sobre o futuro sustentável.
Première latino-americana no Festival do Rio 2024
Pandora Filmes / 10 anos / DCP / Documentário / Scope / 86 min / Inédito
15h45 – Clube das Mulheres de Negócios (1h32)
(Clube das Mulheres de Negócio, Brasil, 2024) Ficção. De Anna Muylaert. Com Rafael Vitti, Luis Miranda, Irene Ravache
Em “O Clube das Mulheres de Negócios”, durante um retiro em um luxuoso clube de campo frequentado por poderosas executivas, a calma é quebrada quando três onças escapam de seus cativeiros. O incidente desencadeia uma série de eventos caóticos, com mentiras, traições e jogos de poder. Nesse cenário, ocorre uma inversão de papéis: as mulheres, antes presas a estereótipos, assumem o controle, enquanto os homens ficam em posições subalternas. Dirigido por Anna Muylaert (“Que Horas Ela Volta?”), o filme investiga a sociedade brasileira com uma sátira afiada, utilizando uma estética exuberante, com cores vibrantes e humor ácido, para abordar temas como machismo, racismo, classismo e corrupção. A obra promete atrair fãs de comédias irreverentes, como as de Pedro Almodóvar, e de séries satíricas como “The White Lotus”..
Prêmio especial do Júri pelo elenco no 53º Festival de Gramado.
Vitrine Filmes / 18 anos / DCP / Ficção / Scope / 95 min
17h40 – Corpo Presente (1h29)
(Corpo Presente,Brasil, 2024). De Leonardo Barcelos. Com Elisa Santana, Maria Clara Machado Signorelli, Jahi Amani.
“Corpo Presente” é um documentário que explora o corpo como meio de arte, expressão e identidade. Através de uma jornada pessoal, a protagonista utiliza sua pele como um diário vivo para refletir sobre suas experiências e encontrar seu lugar no mundo. O filme entrelaça suas vivências com as de outras pessoas, abordando as diferentes formas de expressão corporal na sociedade atual. Com depoimentos de Suely Rolnik, Ailton Krenak e Erika Hilton, o documentário amplia a discussão sobre o corpo como espaço de resistência, arte e política.
Lançado na 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes e teve sua estreia internacional no 44º Festival del Nuevo Cine Latino Americano – Havana.
Embaúba Filmes / 18 anos / DCP / Documentário / Scope / 79 min / Inédito
19h30 – Salão de Baile: This is Ballroom (1h29)
(Salão de baile: This is ballroom, Brasil, 2024). De Juru e Vita. Com Casa de Dandara, House of Cabal, Casa de Cosmos
O documentário “Salão de Baile: This is Ballroom”, dirigido por Juru e Vitã, acompanha a transição da cultura Ballroom, originária dos guetos negros de Nova York nas décadas de 60 e 70, para os subúrbios cariocas, onde encontra um novo espaço para se reinventar. Jovens LGBTQIA+ negros do Rio de Janeiro reinterpretam essa tradição, incorporando elementos da cultura brasileira, como música, dança e carnaval. As Houses cariocas se tornam locais de resistência e afirmação de identidade, onde a criatividade e a liberdade de expressão desafiam as normas de gênero.
Seleção oficial do Festival Internacional de Documentários de Copenhague – CPH:DOX, na Dinamarca.
Retrato Filmes / 14 anos / DCP / Documentário / Flat / 94 min / Inédito
SEXTA – 6 nov.
14h – Malu (1h43)
(Malu, Brasil, 2024). De Pedro Freire. Com Yara de Novaes, Juliana Carneiro da Cunha, Carol Duarte
“Malu” acompanha uma mulher de meia-idade que vive com sua mãe conservadora, Lili , no Rio de Janeiro dos anos 1990. Distante de seu passado como atriz de teatro, ela se vê presa às memórias de sua carreira e às divergências de valores com a mãe e a filha adulta. Em meio a tensões familiares, Malu busca um novo rumo para sua vida. O filme, com elementos autobiográficos, também reflete o legado de Malu Rocha, atriz e mãe do diretor Pedro Freire.
Prêmio de Melhor Filme, Melhor Roteiro, Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante no Festival do Rio 2024.
Bretz Filmes / 12 anos / DCP / Ficção / Flat / 103 min
16h – Brazyl: Uma Ópera Tragicrônica (1h36)
(Brazyl: Uma Ópera Tragicrônica, Brasil, 2024). De José Walter Lima. Com Clara Paixão, Clovys Torres, Lucas Valadares
“Brazyl, Uma Ópera Tragicrônica”, de José Walter Lima, é uma experimentação cinematográfica que reinterpreta a história do Brasil. Misturando ficção, documentário, teatro e cinema, o filme reconstrói momentos cruciais da nação, desde os anos 1930 até a atualidade. Inspirada no pensamento antropofágico de Oswald de Andrade, a narrativa fragmentada e simbólica revela as complexidades da identidade brasileira, desafiando o espectador a refletir sobre as contradições sociais, políticas e culturais que moldaram o país.
Abará Filmes / 14 anos / DCP / Doc-Fic / Flat / 96 min / Inédito
18h – 171 (1h35)
(171, Brasil, 2024). De Rodrigo Siqueira
Em “171”, Rodrigo Siqueira explora o universo de seis presos de penitenciárias paulistas, todos conhecidos pelo número 171, em referência ao artigo do Código Penal Brasileiro sobre estelionato. Condenados por crimes como estelionato, roubo e tráfico de drogas, esses indivíduos se destacam pela habilidade em manipular palavras e enganar. Suas histórias revelam narradores astutos, movidos pelo prazer de controlar as percepções alheias. Com este documentário, Siqueira dá continuidade à sua investigação no gênero, após abordar a ritualística de um funeral quilombola em “Terra Deu, Terra Come” (2010) e a memória política brasileira em “Orestes” (2015). “171” foca nas táticas performáticas de manipulação e na linha tênue entre engano e verdade.
“171” estreou no festival “È Tudo Verdade” (2023).
Zeta Filmes / 12 anos / DCP / Documentário / Flat / 95 min
20h – Os Sonhos de Pepe (1h26) (Reprise)
(Los sueños de Pepe, Uruguai, 2024). De Pablo Trobo
Pandora Filmes / 10 anos / DCP / Documentário / Scope / 86 min / Inédito
SÁBADO – 7 nov.
14h20 – Clube das Mulheres de Negócios (1h32) (Reprise)
(Clube das Mulheres de Negócio, Brasil, 2024) Ficção. De Anna Muylaert. Com Rafael Vitti, Luis Miranda, Irene Ravache
Vitrine Filmes / 18 anos / DCP / Ficção / Scope / 95 min
16h10 – Os Sonhos de Pepe (1h26) (Reprise)
(Los sueños de Pepe, Uruguai, 2024). De Pablo Trobo
Pandora Filmes / 10 anos / DCP / Documentário / Scope / 86 min / Inédito
18h – Entrevista com o Demônio
(Late night with the devil, Estados Unidos, 2024). De Cameron Cairnes e Colin Cairnes. Com David Dastmalchian, Laura Gordon, Ian Bliss.
Em “Entrevista com o Demônio”, Jack Delroy, apresentador de TV nos anos 70, busca recuperar sua audiência com um especial de Halloween. Para isso, ele recebe uma parapsicóloga e Lilly D’Abo, a única sobrevivente de um suicídio coletivo em uma igreja satânica. O que parecia ser um programa emocionante se transforma rapidamente em um pesadelo, quando forças malignas começam a se manifestar ao vivo, colocando todos em perigo.
Diamond / 16 anos / DCP / Ficção / Scope / 92 min
20h – Redenção
(Maixabel., Espanha, 2024). De Icíar Bollaín. Com Blanca Portillo, Luís Tosar, María Cerezuela.
Em “Maixabel”, Maixabel Lasa, após a perda de seu marido, Juan María Jaúregui, em um atentado do ETA em 2000, vive anos de luto e dor. Onze anos depois, recebe uma proposta inesperada: um dos responsáveis pela morte de seu marido, agora cumprindo pena após deixar o grupo terrorista, deseja encontrá-la na prisão de Nanclares de la Oca. Dividida entre o desejo de justiça e a dor da perda, Maixabel decide enfrentar o homem que destruiu sua vida. O encontro, carregado de raiva e tristeza, a leva a confrontar dilemas sobre perdão, redenção e a possibilidade de seguir em frente.
Pandora Filmes / 12 anos / DCP / Ficção / Scope / 115 min / Inédito
DOMINGO – 8 nov.
14h30 – Os Sonhos de Pepe (1h26) (Reprise)
(Los sueños de Pepe, Uruguai, 2024). De Pablo Trobo
Pandora Filmes / 10 anos / DCP / Documentário / Scope / 86 min / Inédito
16h20 – Herege (1h50) (Reprise)
(Heretic, Reino Unido, Irlanda, 2024). De Scott Beck, Bryan Woods. Com Hugh Grant, Sophie Thatcher, Chloe East.
Diamond / 16 anos / DCP / Ficção / Flat / 110 min / Inédito
18h30 – Cipriano e A Morte de Cipriano
(Cipriano e A Morte de Cipriano, Brasil, 2024). De Douglas Machado. Com Tarciso Prado, Chiquim Pereira, Vilma Alcântara
Após a morte de Cipriano, seu corpo permanece entre os vivos, preso a um pacto com a Morte que agora se encerra. A história é contada pela alma do homem, que rememora os últimos momentos de sua existência enquanto narra uma jornada de revelações. O filme mistura realidade e mitologia, explorando a transição entre vida e morte, a fusão de sonhos e crenças populares, tudo ambientado nos sertões do Piauí. Com imagens em S-16mm capturadas há mais de duas décadas, a obra transforma o material bruto em uma reflexão poética sobre o imaginário latino-americano e o mistério da existência.
Trinca Filmes / 12 anos / DCP / Ficção / Flat / 77 min / Inédito
SEGUNDA – 9 nov.
14h – Corpo Presente (1h29) (Reprise)
(Corpo Presente,Brasil, 2024). De Leonardo Barcelos. Com Elisa Santana, Maria Clara Machado Signorelli, Jahi Amani.
Embaúba Filmes / 18 anos / DCP / Documentário / Scope / 79 min / Inédito
15h50 – Brazyl: Uma Ópera Tragicrônica (1h36) (Reprise)
(Brazyl: Uma Ópera Tragicrônica, Brasil, 2024). De José Walter Lima. Com Clara Paixão, Clovys Torres, Lucas Valadares
Abará Filmes / 14 anos / DCP / Doc-Fic / Flat / 96 min / Inédito
17h45 – 171 (1h35) (Reprise)
(171, Brasil, 2024). De Rodrigo Siqueira
Zeta Filmes / 12 anos / DCP / Documentário / Flat / 95 min
19h40 – Clube das Mulheres de Negócios (1h32) (Reprise)
(Clube das Mulheres de Negócio, Brasil, 2024) Ficção. De Anna Muylaert. Com Rafael Vitti, Luis Miranda, Irene Ravache)
Vitrine Filmes / 18 anos / DCP / Ficção / Scope / 95 min
TERÇA – 10 nov.
14h – A Carta de Esperança Garcia (1h45)
(A Carta de Esperança Garcia, Brasil, 2024). De Douglas Machado.
“A Carta de Esperança Garcia” é um documentário que narra a história de Esperança Garcia, mulher negra escravizada que, em 1770, escreveu uma carta denunciando os abusos de seus senhores. Descoberta em 1979, a carta se tornou um símbolo da resistência negra no Brasil. Dirigido por Douglas Machado e mediado pela atriz Zezé Motta, o filme conecta essa história ao presente, investigando os desafios contemporâneos enfrentados pela população negra, através das reflexões de cinco mulheres negras sobre o poder da voz feminina na luta por justiça e liberdade.
Trinca Filmes / 10 anos / DCP / Documentário / Flat / 105 min / Inédito
16h – 171 (1h35) (Reprise)
(171, Brasil, 2024). De Rodrigo Siqueira
Zeta Filmes / 12 anos / DCP / Documentário / Flat / 95 min
17h50 – Salão de Baile: This is Ballroom (1h29) (Reprise)
(Salão de baile: This is ballroom, Brasil, 2024). De Juru e Vita. Com Casa de Dandara, House of Cabal, Casa de Cosmos
Retrato Filmes / 14 anos / DCP / Documentário / Flat / 94 min / Inédito
19h30 – Corpo Presente (1h29) (Reprise)
(Corpo Presente,Brasil, 2024). De Leonardo Barcelos. Com Elisa Santana, Maria Clara Machado Signorelli, Jahi Amani.
Embaúba Filmes / 18 anos / DCP / Documentário / Scope / 79 min / Inédito
QUARTA – 11 nov.
14h – 171 (1h35) (Reprise)
(171, Brasil, 2024). De Rodrigo Siqueira
Zeta Filmes / 12 anos / DCP / Documentário / Flat / 95 min
15h50 – Clube das Mulheres de Negócios (1h32) (Reprise)
(Clube das Mulheres de Negócio, Brasil, 2024) Ficção. De Anna Muylaert. Com Rafael Vitti, Luis Miranda, Irene Ravache)
Vitrine Filmes / 18 anos / DCP / Ficção / Scope / 95 min
17h30 – Malu (1h43) (Reprise)
(Malu, Brasil, 2024). De Pedro Freire. Com Yara de Novaes, Juliana Carneiro da Cunha, Carol Duarte
Bretz Filmes / 12 anos / DCP / Ficção / Flat / 103 min
19h30 – Os Sonhos de Pepe (1h26) (Reprise)
(Los sueños de Pepe, Uruguai, 2024). De Pablo Trobo
Pandora Filmes / 10 anos / DCP / Documentário / Scope / 86 min / Inédito
QUINTA – 12 nov.
14h – Clube das Mulheres de Negócios (1h32) (Reprise)
(Clube das Mulheres de Negócio, Brasil, 2024) Ficção. De Anna Muylaert. Com Rafael Vitti, Luis Miranda, Irene Ravache)
Vitrine Filmes / 18 anos / DCP / Ficção / Scope / 95 min
15h50 – Os Sonhos de Pepe (1h26) (Reprise)
(Los sueños de Pepe, Uruguai, 2024). De Pablo Trobo
Pandora Filmes / 10 anos / DCP / Documentário / Scope / 86 min / Inédito
17h40 – Folhas de Outono
(Fallen leaves, Finlândia, Alemanha,, 2024). De Aki Kaurismäki. Com Alma Pöysti, Jussi Vatanen, Alina Tomnikov.
Na noite de Helsinque, dois estranhos solitários se cruzam em busca do primeiro e único amor. No entanto, o alcoolismo do homem, números de telefone perdidos e a falta de identidade entre eles tornam o caminho para a felicidade cheio de obstáculos. Com um estilo rigoroso e singelo, o diretor Aki Kaurismäki retrata a classe trabalhadora e as lutas cotidianas de pessoas comuns, que, apesar das dificuldades, buscam no encontro humano uma forma de se manter firmes diante das adversidades da vida. “Folhas de Outono” se alinha com filmes como “Dias Perfeitos”, de Wim Wenders, e “Here”, de Bas Devos, ambos presentes na 27ª Mostra Expectativa / Retrospectiva
O2 Play, Mubi / 14 anos / DCP / Ficção / Flat / 81 min
19h20 – Anatomia de uma Queda
(Anatomy of a Fall., França, 2024). De Justine Triet. Com Sandra Huller, Swann Arlaud, Milo Machado Graner.
Em “Anatomia de uma Queda”, Sandra, Samuel e seu filho Daniel vivem isolados nos Alpes, em meio à calmaria das montanhas. A aparente tranquilidade é rompida quando Samuel é encontrado morto, vítima de uma queda misteriosa. Sandra é acusada de ser a responsável pela morte e, enquanto enfrenta o julgamento, a investigação revela as complexidades do relacionamento familiar. A trama investiga, de forma angustiante, se a morte de Samuel foi um acidente, suicídio ou homicídio,
/Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2023
Diamond / 16 anos / DCP / Ficção / Flat / 150 min
SEXTA – 13 nov.
14h – Corpo Presente (1h29) (Reprise)
(Corpo Presente,Brasil, 2024). De Leonardo Barcelos. Com Elisa Santana, Maria Clara Machado Signorelli, Jahi Amani.
Embaúba Filmes / 18 anos / DCP / Documentário / Scope / 79 min / Inédito
15h50 – Herege (1h50) (Reprise)
(Heretic, Reino Unido, Irlanda, 2024). De Scott Beck, Bryan Woods. Com Hugh Grant, Sophie Thatcher, Chloe East.
Diamond / 16 anos / DCP / Ficção / Flat / 110 min / Inédito
18h – Entrevista com o Demônio (Reprise)
(Late night with the devil, Estados Unidos, 2024). De Cameron Cairnes e Colin Cairnes. Com David Dastmalchian, Laura Gordon, Ian Bliss.
Diamond / 16 anos / DCP / Ficção / Scope / 92 min
19h50 – Zona de Interesse (1h45)
(The zone of interest., Reino Unido, 2024). De Jonathan Glazer. Com Christian Friedel, Sandra Huller, Ralph Herforth.
Em “Zona de Interesse”, Jonathan Glazer explora a vida de Rudolf Höss, comandante de Auschwitz, e sua família, que vive em uma casa localizada muro a muro com o campo de concentração. Enquanto o genocídio acontece do lado de fora, a família Höss mantém uma rotina cotidiana de refeições, cuidados com o jardim e outras atividades, criando uma fachada de normalidade. A câmera de Glazer, aliada à sonorização precisa, constrói o contraste entre a tranquilidade da casa e a brutalidade do que ocorre além de seus muros, refletindo sobre a banalidade do mal e alertando sobre a persistência do fascismo nos dias atuais.
/Oscar de Melhor Filme Internacional de 2024
Diamond / 14 anos / DCP / Ficção / Flat / 105 min
SÁBADO – 14 nov.
14h30 – Sessão Índigo + Alumiar – Teca e Tuti: Uma noite na Biblioteca
(Teca e Tuti, Brasil, 2023). De Diego M. Doimo, Eduardo Perdido, Tiago Mal
“Teca e Tuti – Uma Noite na Biblioteca” é uma animação stop motion que segue Teca, uma traça que, junto de seu ácaro Tuti, vive em uma caixa de costura. Ao aprender a ler, Teca descobre o mundo fascinante dos livros e percebe que, ao contrário do que imaginava, eles não devem ser devorados, mas sim preservados. O filme faz parte dos projetos Alumiar e Sessão Índigo, com recursos de acessibilidade como Audiodescrição, Libras, Legendas para Surdos e Ensurdecidos (LSE), além de som reduzido e maior iluminação para garantir uma experiência inclusiva para todos.
Vitrine Filmes / Livre / DCP / Ficção / Flat / 74 min
16h30 – Clube das Mulheres de Negócios (1h32) (Reprise)
(Clube das Mulheres de Negócio, Brasil, 2024) Ficção. De Anna Muylaert. Com Rafael Vitti, Luis Miranda, Irene Ravache)
Vitrine Filmes / 18 anos / DCP / Ficção / Scope / 95 min
18h20 – Os Sonhos de Pepe (1h26) (Reprise)
(Los sueños de Pepe, Uruguai, 2024). De Pablo Trobo
Pandora Filmes / 10 anos / DCP / Documentário / Scope / 86 min / Inédito
20h10 – Luiz Melodia: No Coração do Brasil.
(Luiz Melodia: No Coração do Brasil., Brasil, 2024). De Alessandra Dorgan
“Luiz Melodia – No Coração do Brasil” é um documentário que mergulha na vida e obra de Luiz Melodia, um dos maiores ícones da música brasileira. Através de uma narrativa íntima, o filme acompanha sua trajetória, desde os primeiros passos até sua consagração, revelando sua busca por uma identidade musical particular. Com imagens raras e inéditas, a diretora Alessandra Dorgan oferece um retrato emocionante de Melodia, mostrando como ele desafiou as convenções da indústria fonográfica e se tornou uma referência essencial na música brasileira a partir dos anos 70.
Melhor Filme no In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical (2024)
Embaúba Filmes / Livre / DCP / Documentário / Flat / 85 min / Inédito
DOMINGO – 15 nov.
14h – A Carta de Esperança Garcia (1h45) (Reprise)
(A Carta de Esperança Garcia, Brasil, 2024). De Douglas Machado.
Trinca Filmes / 10 anos / DCP / Documentário / Flat / 105 min / Inédito
16h10 – Os Sonhos de Pepe (1h26) (Reprise)
(Los sueños de Pepe, Uruguai, 2024). De Pablo Trobo
Pandora Filmes / 10 anos / DCP / Documentário / Scope / 86 min / Inédito
19h – Anatomia de uma Queda (Reprise)
(Anatomy of a Fall., França, 2024). De Justine Triet. Com Sandra Huller, Swann Arlaud, Milo Machado Graner.
Diamond / 16 anos / DCP / Ficção / Flat / 150 min
SEGUNDA – 16 nov.
14h – Brazyl: Uma Ópera Tragicrônica (1h36) (Reprise)
(Brazyl: Uma Ópera Tragicrônica, Brasil, 2024). De José Walter Lima. Com Clara Paixão, Clovys Torres, Lucas Valadares
Abará Filmes / 14 anos / DCP / Doc-Fic / Flat / 96 min / Inédito
16h – Cipriano e A Morte de Cipriano (Reprise)
(Cipriano e A Morte de Cipriano, Brasil, 2024). De Douglas Machado. Com Tarciso Prado, Chiquim Pereira, Vilma Alcântara
Trinca Filmes / 12 anos / DCP / Ficção / Flat / 77 min / Inédito
17h40 – Salão de Baile: This is Ballroom (1h29) (Reprise)
(Salão de baile: This is ballroom, Brasil, 2024). De Juru e Vita. Com Casa de Dandara, House of Cabal, Casa de Cosmos
Retrato Filmes / 14 anos / DCP / Documentário / Flat / 94 min / Inédito
19h30 – 171 (1h35) (Reprise)
(171, Brasil, 2024). De Rodrigo Siqueira
Zeta Filmes / 12 anos / DCP / Documentário / Flat / 95 min
TERÇA – 17 nov.
14h – Salão de Baile: This is Ballroom (1h29) (Reprise)
(Salão de baile: This is ballroom, Brasil, 2024). De Juru e Vita. Com Casa de Dandara, House of Cabal, Casa de Cosmos
Retrato Filmes / 14 anos / DCP / Documentário / Flat / 94 min / Inédito
15h50 – Os Sonhos de Pepe (1h26) (Reprise)
(Los sueños de Pepe, Uruguai, 2024). De Pablo Trobo
Pandora Filmes / 10 anos / DCP / Documentário / Scope / 86 min / Inédito
17h40 – 171 (1h35) (Reprise)
(171, Brasil, 2024). De Rodrigo Siqueira
Zeta Filmes / 12 anos / DCP / Documentário / Flat / 95 min
19h40 – Clube das Mulheres de Negócios (1h32) (Reprise)
(Clube das Mulheres de Negócio, Brasil, 2024) Ficção. De Anna Muylaert. Com Rafael Vitti, Luis Miranda, Irene Ravache)
Vitrine Filmes / 18 anos / DCP / Ficção / Scope / 95 min
QUARTA – 18 nov.
14h – Clube das Mulheres de Negócios (1h32) (Reprise)
(Clube das Mulheres de Negócio, Brasil, 2024) Ficção. De Anna Muylaert. Com Rafael Vitti, Luis Miranda, Irene Ravache)
Vitrine Filmes / 18 anos / DCP / Ficção / Scope / 95 min
15h50 – Corpo Presente (1h29) (Reprise)
(Corpo Presente,Brasil, 2024). De Leonardo Barcelos. Com Elisa Santana, Maria Clara Machado Signorelli, Jahi Amani.
Embaúba Filmes / 18 anos / DCP / Documentário / Scope / 79 min / Inédito
17h40 – Os Sonhos de Pepe (1h26) (Reprise)
(Los sueños de Pepe, Uruguai, 2024). De Pablo Trobo
Pandora Filmes / 10 anos / DCP / Documentário / Scope / 86 min / Inédito
19h25 – Salão de Baile: This is Ballroom (1h29) (Reprise)
(Salão de baile: This is ballroom, Brasil, 2024). De Juru e Vita. Com Casa de Dandara, House of Cabal, Casa de Cosmos
Retrato Filmes / 14 anos / DCP / Documentário / Flat / 94 min / Inédito
PORTO
QUINTA – 5 nov.
14h30 – Ainda Estou Aqui
(Ainda Estou Aqui, Brasil, 2024). De Walter Salles. Com Fernanda Montenegro, Fernanda Torres, Selton Mello.
Ainda Estou Aqui acompanha Eunice Paiva, que, na década de 1970, durante a ditadura militar, vê sua vida desmoronar quando seu marido, Rubens, é sequestrado pelos militares e desaparece sem deixar rastros. Baseado no livro autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva, o filme narra a busca incessante de Eunice por respostas sobre o destino de Rubens, enquanto tenta reconstruir sua vida e a de seus filhos. Dirigido por Walter Salles, Ainda Estou Aqui é a indicação do Brasil ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2025.
Sony Pictures / 14 anos / DCP / Ficção / Scope / 135 min / Retrospectiva
17h10 – Todas as Estradas de Terra tem Gosto de Sal
(All Dirt Roads Taste of Salt, EUA, 2023). De Raven Jackson. Com Moses Ingram, Sheila Atim, Chris Chalk.
Todas as Estradas de Terra Têm Gosto de Sal acompanha Mack, uma mulher negra do Mississippi, enquanto revê sua vida, desde a infância ao lado de sua mãe, Evelyn, até a maternidade e o retorno à sua terra natal. O filme é uma jornada sensorial e emocional, explorando momentos de conexão com a terra e as pessoas, sem seguir uma cronologia linear. Filmado em 35mm, com poucos diálogos e uma imersão nos sons da natureza, a obra cria uma atmosfera serena e contemplativa, na qual cada cena reflete a jornada emocional e sensorial da protagonista.
Pandora Filmes / 12 anos / DCP / Ficção / Scope / 92 min / Retrospectiva
19h – Dying – A Última Sinfonia
(Sterben, Alemanha, 2024). De Matthias Glasner. Com Lars Eidinger, Corinna Harfouch, Lilith Stangenberg.
Lissy Lunies, de 70 anos, busca um breve momento de liberdade após seu marido, Gerd, ser internado devido à demência. Porém, sua saúde piora rapidamente devido ao diabetes, câncer e cegueira, o que a faz perceber que o tempo está se esgotando. Enquanto isso, seu filho Tom, maestro, enfrenta pressões familiares, incluindo o pedido de sua ex-namorada, Liv, para que ele assuma um papel de pai para o filho. Sua irmã, Ellen, se perde em um romance tóxico e em um vício. Conforme Lissy se aproxima da morte, os laços familiares começam a se reconstruir, revelando as complexidades do amor, do perdão e da redenção.
/Vencedor do prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Berlim 2024.
Imovision / 16 anos / DCP / Ficção / Scope / 180 min / Retrospectiva
SEXTA – 6 nov.
14h30 – Todas as Estradas de Terra tem Gosto de Sal (Reprise)
(All Dirt Roads Taste of Salt, EUA, 2023). De Raven Jackson. Com Moses Ingram, Sheila Atim, Chris Chalk.
Pandora Filmes / 12 anos / DCP / Ficção / Scope / 92 min / Retrospectiva
16h20 – Dying – A Última Sinfonia (Reprise)
(Sterben, Alemanha, 2024). De Matthias Glasner. Com Lars Eidinger, Corinna Harfouch, Lilith Stangenberg.
Imovision / 16 anos / DCP / Ficção / Scope / 180 min / Retrospectiva
19h40 – Ainda Estou Aqui (Reprise)
(Ainda Estou Aqui, Brasil, 2024). De Walter Salles. Com Fernanda Montenegro, Fernanda Torres, Selton Mello.
Sony Pictures / 14 anos / DCP / Ficção / Scope / 135 min / Retrospectiva
SÁBADO – 7 nov.
15h – Ainda Estou Aqui (Reprise)
(Ainda Estou Aqui, Brasil, 2024). De Walter Salles. Com Fernanda Montenegro, Fernanda Torres, Selton Mello.
Sony Pictures / 14 anos / DCP / Ficção / Scope / 135 min / Retrospectiva
17h40 – O Sol de Inverno
(Boku No Ohisama, Japão, França, 2024). De Hiroshi Okuyama. Com Sōsuke Ikematsu, Keitatsu Koshiyama, Kiara Nakanishi.
Em uma ilha japonesa, onde o inverno é marcado por competições escolares de hóquei no gelo, Takuya, um jovem introspectivo, se encanta pela patinadora artística Sakura. Ao notar o potencial de Takuya, Arakawa, técnico de Sakura e ex-campeão, o convida a formar uma dupla com ela para uma competição. Enquanto treinam, os dois desenvolvem um vínculo profundo e harmonioso, até que mudanças inesperadas ameaçam transformar suas vidas.
/Première mundial no Festival de Cannes de 2024, integrando a mostra Un Certain Regard.
Michiko Filmes / 10 anos / DCP / Ficção / Scope / 90 min / Inédito
19h30 – Dying – A Última Sinfonia (Reprise)
(Sterben, Alemanha, 2024). De Matthias Glasner. Com Lars Eidinger, Corinna Harfouch, Lilith Stangenberg.
Imovision / 16 anos / DCP / Ficção / Scope / 180 min / Retrospectiva
DOMINGO – 8 nov.
14h – Dying – A Última Sinfonia (Reprise)
(Sterben, Alemanha, 2024). De Matthias Glasner. Com Lars Eidinger, Corinna Harfouch, Lilith Stangenberg.
Imovision / 16 anos / DCP / Ficção / Scope / 180 min / Retrospectiva
17h20 – Todas as Estradas de Terra tem Gosto de Sal (Reprise)
(All Dirt Roads Taste of Salt, EUA, 2023). De Raven Jackson. Com Moses Ingram, Sheila Atim, Chris Chalk.
Pandora Filmes / 12 anos / DCP / Ficção / Scope / 92 min / Retrospectiva
19h30 – Ainda Estou Aqui (Reprise)
(Ainda Estou Aqui, Brasil, 2024). De Walter Salles. Com Fernanda Montenegro, Fernanda Torres, Selton Mello.
Sony Pictures / 14 anos / DCP / Ficção / Scope / 135 min / Retrospectiva
TERÇA – 10 nov.
14h – Dying – A Última Sinfonia (Reprise)
(Sterben, Alemanha, 2024). De Matthias Glasner. Com Lars Eidinger, Corinna Harfouch, Lilith Stangenberg.
Imovision / 16 anos / DCP / Ficção / Scope / 180 min / Retrospectiva
17h20 – Todas as Estradas de Terra tem Gosto de Sal (Reprise)
(All Dirt Roads Taste of Salt, EUA, 2023). De Raven Jackson. Com Moses Ingram, Sheila Atim, Chris Chalk.
Pandora Filmes / 12 anos / DCP / Ficção / Scope / 92 min / Retrospectiva
19h30 – Ainda Estou Aqui (Reprise)
(Ainda Estou Aqui, Brasil, 2024). De Walter Salles. Com Fernanda Montenegro, Fernanda Torres, Selton Mello.
Sony Pictures / 14 anos / DCP / Ficção / Scope / 135 min / Retrospectiva
QUARTA – 11 nov.
14h10 – Todas as Estradas de Terra tem Gosto de Sal (Reprise)
(All Dirt Roads Taste of Salt, EUA, 2023). De Raven Jackson. Com Moses Ingram, Sheila Atim, Chris Chalk.
Pandora Filmes / 12 anos / DCP / Ficção / Scope / 92 min / Retrospectiva
16h – Ainda Estou Aqui (Reprise)
(Ainda Estou Aqui, Brasil, 2024). De Walter Salles. Com Fernanda Montenegro, Fernanda Torres, Selton Mello.
Sony Pictures / 14 anos / DCP / Ficção / Scope / 135 min / Retrospectiva
18h40 – Dying – A Última Sinfonia (Reprise)
(Sterben, Alemanha, 2024). De Matthias Glasner. Com Lars Eidinger, Corinna Harfouch, Lilith Stangenberg.
Imovision / 16 anos / DCP / Ficção / Scope / 180 min / Retrospectiva
QUINTA – 12 nov.
14h – Ainda Estou Aqui (Reprise)
(Ainda Estou Aqui, Brasil, 2024). De Walter Salles. Com Fernanda Montenegro, Fernanda Torres, Selton Mello.
Sony Pictures / 14 anos / DCP / Ficção / Scope / 135 min / Retrospectiva
16h40 – Dying – A Última Sinfonia (Reprise)
(Sterben, Alemanha, 2024). De Matthias Glasner. Com Lars Eidinger, Corinna Harfouch, Lilith Stangenberg.
Imovision / 16 anos / DCP / Ficção / Scope / 180 min / Retrospectiva
20h – Todas as Estradas de Terra tem Gosto de Sal (Reprise)
(All Dirt Roads Taste of Salt, EUA, 2023). De Raven Jackson. Com Moses Ingram, Sheila Atim, Chris Chalk.
Pandora Filmes / 12 anos / DCP / Ficção / Scope / 92 min / Retrospectiva
SEXTA – 13 nov.
15h40 – Dias Perfeitos
(Perfect Days, Japão, 2023). De Wim Wenders. Com Reina Ueda, Koji Yakusho, Tokio Emoto.
Dias Perfeitos, de Wim Wenders, segue Hirayama, um homem de meia-idade que trabalha como zelador em Tóquio e encontra beleza nas pequenas coisas da vida. Apesar de sua rotina simples, ele se refugia na música, literatura e fotografia, criando um mundo interior que contrasta com a agitação da cidade. Com uma estética minimalista, o filme, inspirado por Yasujiro Ozu — a quem Wenders dedicou o documentário Tokyo-Ga (1985) — reflete sobre os silêncios e gestos cotidianos que revelam as complexidades dos personagens. A obra dialoga com Folhas de Outono, de Aki Kaurismäki, e Here, de Bas Devos, também presentes na 27ª Mostra Expectativa / Retrospectiva.
O2 Play / 12 anos / DCP / Ficção / Flat / 125 min / Retrospectiva
18h – Here
(Here, Bélgica, 2023). De Bas Devos. Com Stefan Gota, Liyo Gong, Cédric Luvuezo.
Stefan, um imigrante romeno que trabalha na construção civil em Bruxelas, está prestes a retornar à sua terra natal para as férias de verão, sem saber se voltará. Ele prepara uma sopa de despedida para amigos e familiares e, em um restaurante chinês, conhece Shuxiu, uma jovem belga-chinesa que pesquisa musgos. A partir desse encontro, surgem sentimentos entre os dois, mas com um fim iminente, à medida que se aproxima o dia da partida de Stefan. A trama aborda os dramas e desencontros de pessoas comuns, com a cidade como pano de fundo para refletir sobre a efemeridade da vida. A encenação de Bas Devos, sutil e precisa, estabelece um diálogo com filmes como “Folhas de Outono”, de Aki Kaurismäki, e “Dias Perfeitos”, de Wim Wenders, também presentes na mostra Expectativa / Retrospectiva.
Zeta Filmes / 12 anos / DCP / Ficção / Flat / 82 min / Retrospectiva
19h45 – Ainda Estou Aqui (Reprise)
(Ainda Estou Aqui, Brasil, 2024). De Walter Salles. Com Fernanda Montenegro, Fernanda Torres, Selton Mello.
Sony Pictures / 14 anos / DCP / Ficção / Scope / 135 min / Retrospectiva
SÁBADO – 14 nov.
14h – Dying – A Última Sinfonia (Reprise)
(Sterben, Alemanha, 2024). De Matthias Glasner. Com Lars Eidinger, Corinna Harfouch, Lilith Stangenberg.
Imovision / 16 anos / DCP / Ficção / Scope / 180 min / Retrospectiva
17h15 – Ainda Estou Aqui (Reprise)
(Ainda Estou Aqui, Brasil, 2024). De Walter Salles. Com Fernanda Montenegro, Fernanda Torres, Selton Mello.
Sony Pictures / 14 anos / DCP / Ficção / Scope / 135 min / Retrospectiva
19h30 – Calígula (Reprise)
(Caligula, Itália, EUA, 1979). De Tinto Brass. Com Malcolm McDowell, Peter O’Toole, Helen Mirren.
A2 Filmes / 18 anos / DCP / Ficção / Scope / 178 min / Inédito
A2 Filmes / 18 anos / DCP / Ficção / Scope / 178 min / Inédito
DOMINGO – 15 nov.
14h – Here
(Here, Bélgica, 2023). De Bas Devos. Com Stefan Gota, Liyo Gong, Cédric Luvuezo.
Zeta Filmes / 12 anos / DCP / Ficção / Flat / 82 min / Retrospectiva
15h45 – Dying – A Última Sinfonia (Reprise)
(Sterben, Alemanha, 2024). De Matthias Glasner. Com Lars Eidinger, Corinna Harfouch, Lilith Stangenberg.
Imovision / 16 anos / DCP / Ficção / Scope / 180 min / Retrospectiva
19h10 – Ainda Estou Aqui (Reprise)
(Ainda Estou Aqui, Brasil, 2024). De Walter Salles. Com Fernanda Montenegro, Fernanda Torres, Selton Mello.
Sony Pictures / 14 anos / DCP / Ficção / Scope / 135 min / Retrospectiva
TERÇA – 17 nov.
14h – Todas as Estradas de Terra tem Gosto de Sal (Reprise)
(All Dirt Roads Taste of Salt, EUA, 2023). De Raven Jackson. Com Moses Ingram, Sheila Atim, Chris Chalk.
Pandora Filmes / 12 anos / DCP / Ficção / Scope / 92 min / Retrospectiva
16h – Ainda Estou Aqui (Reprise)
(Ainda Estou Aqui, Brasil, 2024). De Walter Salles. Com Fernanda Montenegro, Fernanda Torres, Selton Mello.
Sony Pictures / 14 anos / DCP / Ficção / Scope / 135 min / Retrospectiva
18h40 – Dying – A Última Sinfonia (Reprise)
(Sterben, Alemanha, 2024). De Matthias Glasner. Com Lars Eidinger, Corinna Harfouch, Lilith Stangenberg.
Imovision / 16 anos / DCP / Ficção / Scope / 180 min / Retrospectiva
QUARTA – 18 nov.
14h50 – Ainda Estou Aqui (Reprise)
(Ainda Estou Aqui, Brasil, 2024). De Walter Salles. Com Fernanda Montenegro, Fernanda Torres, Selton Mello.
Sony Pictures / 14 anos / DCP / Ficção / Scope / 135 min / Retrospectiva
17h30 – Todas as Estradas de Terra tem Gosto de Sal (Reprise)
(All Dirt Roads Taste of Salt, EUA, 2023). De Raven Jackson. Com Moses Ingram, Sheila Atim, Chris Chalk.
Pandora Filmes / 12 anos / DCP / Ficção / Scope / 92 min / Retrospectiva
19h30 – Calígula (Reprise)
(Caligula, Itália, EUA, 1979). De Tinto Brass. Com Malcolm McDowell, Peter O’Toole, Helen Mirren.
A2 Filmes / 18 anos / DCP / Ficção / Scope / 178 min / Inédito
0 Comentários