Gabriel Mascaro disputa o Urso de Ouro em Berlim
Com Denise Weinberg e Rodrigo Santoro, filme marca o retorno do Brasil à competição do Festival de Berlim
Por Yuri Lins | 21.01.2025 (terça-feira)
A trama acompanha Tereza, de 77 anos, residente em uma cidade industrial na Amazônia. A personagem recebe um chamado do governo para se mudar compulsoriamente para uma colônia habitacional destinada a idosos, com o objetivo de liberar a força de trabalho jovem para a produção industrial. Antes do exílio, Tereza decide navegar pelos rios da região para realizar um desejo pessoal que pode redefinir sua trajetória.
O Último Azul é o primeiro filme brasileiro a competir pelo Urso de Ouro desde 2020. Historicamente, o Brasil já conquistou o prêmio com Central do Brasil (1998), de Walter Salles, que também rendeu o Urso de Prata de Melhor Atriz para Fernanda Montenegro, e com Tropa de elite (2008), de José Padilha.
Brasil outra vez – Além de Mascaro, o Brasil também estará presente na mostra paralela Berlinale Special com A melhor mãe do mundo, novo longa de Anna Muylaert. A co-produção Brasil-Argentina conta com Shirley Cruz, Seu Jorge, Rihanna Barbosa e Benin Ayo no elenco. O filme narra a jornada de Gal (Shirley Cruz), uma catadora de materiais recicláveis que, para fugir da violência de seu marido Leandro (Seu Jorge), coloca os filhos pequenos na carroça e cruza a cidade de São Paulo. Durante o trajeto, Gal enfrenta os perigos das ruas enquanto busca convencer as crianças, Rihanna e Benin, de que estão embarcando em uma grande aventura.
0 Comentários