
Brasileiros são premiados em Clermont-Ferrand
O principal festival mundial de curtas-metragens premia filme e diretor brasileiros
Por Yuri Lins | 19.02.2025 (quarta-feira)

– Com informações da assessoria do Kinoforum. Na imagem em destaque, still do filme “Jacaré”, dirigido por Victor Quintanilha.
O cinema brasileiro ganhou destaque no Festival Internacional de Curtas-Metragens de Clermont-Ferrand, considerado o maior evento do gênero no mundo. Realizado entre os dias 31 de janeiro e 8 de fevereiro, na cidade francesa de Clermont-Ferrand, o festival reuniu 173 mil espectadores e mais de 4 mil profissionais da indústria cinematográfica, incluindo cineastas, distribuidores e programadores de festivais de diversos países. Entre os premiados, o curta-metragem brasileiro Jacaré, dirigido por Victor Quintanilha, recebeu uma menção honrosa do júri oficial da Competição Internacional.
Outro brasileiro que brilhou no evento foi Sorel França, diretor do curta francês L’Homme de Merde, premiado como Melhor Primeira Obra de Ficção na Competição Nacional pela SACD (Société des Auteurs et Compositeurs Dramatiques). Além desses, o Brasil marcou presença com outros títulos na Competição Internacional, como Amarela, de André Hayato Saito, e Eu Sou um Pastor Alemão, de Angelo Defanti. A programação do Short Film Market também contou com o programa Brazilian Shorts from São Paulo, que exibiu produções como 2 Brasis, de Carol Aó e Helder Fruteira, Migué, de Rodrigo Ribeyro, e Anastácia, de Lilih Curi, entre outros.

Delegação brasileira no estande Brazilian Shorts.
A iniciativa foi uma parceria entre a Spcine, o Instituto Guimarães Rosa (por meio da Embaixada do Brasil em Paris) e a Associação Cultural Kinoforum, que acompanhou os cineastas durante o evento. O estande brasileiro no Short Film Market, organizado pela Kinoforum, recebeu mais de 200 profissionais e convidados em um Meet & Greet, além de participar de uma mesa de debates promovida pela Short Film Conference. O tema, De Labs a Festivais: Apoiando Talentos Emergentes, discutiu o papel de festivais, laboratórios e residências artísticas no fomento a novos talentos do cinema. A mesa contou com representantes de festivais renomados, como Cannes, Doha e La Guarimba.
Kinoforum abre inscrições para sua 36ª edição
Durante o festival, o Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo anunciou a abertura de inscrições para sua 36ª edição, que ocorrerá entre 21 e 31 de agosto de 2025. Filmes de até 25 minutos podem ser inscritos pela plataforma ShortFilmDepot (www.shortfilmdepot.com), com prazos variando conforme a categoria: 31 de março para produções de 2024, 15 de abril para filmes internacionais de 2025 e 30 de abril para obras latino-americanas e brasileiras de 2025.
Entidades reforçam apoio ao audiovisual brasileiro
A Associação Cultural Kinoforum, responsável pela organização do festival paulistano, é uma entidade sem fins lucrativos que promove ações de inclusão cultural e social no setor audiovisual. Já a Spcine, empresa pública vinculada à Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, atua no desenvolvimento e financiamento de projetos para cinema, TV, games e novas mídias, visando fortalecer o potencial econômico e criativo do audiovisual paulistano.
0 Comentários